15 de abril de 2013

Criação de Tribunal Regional Federal no Ceará divide opiniões

Senador Eunicio Oliveira na Tribuna - foto divulgação 
A criação de um Tribunal Regional Federal (TRF) em Fortaleza, que deverá ser votada no plenário do Senado nesta quarta-feira, 17, põe em lados opostos representantes da Justiça Federal no Ceará e em Pernambuco. Atualmente, o TRF da 5ª Região, sediado em Recife (PE), tem em sua jurisdição, além desses dois estados, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.

O Senado aprovou no inicio do mês a Propostas de Emenda à Constituição (PEC 544/02) que reorganizam as jurisdições dos TRFs, criando quatro tribunais federais. Uma outra PEC, de autoria do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), cria o mais Tribunal  a ser sediado em Fortaleza, para atender Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

Para o diretor do Foro da Justiça Federal no Ceará, Leonardo Resende, o novo tribunal aumentaria a rapidez e diminuiria os custos dos trâmites. “Dentre os estados que compõem a 5ª Região, o Ceará é o responsável pelo maior número de processos. Advogados precisam se deslocar com frequência para acompanhar julgamento de recursos no TRF em Recife, o que gera elevados custos para os seus clientes”.

Já o presidente do TRF da 5ª Região, Francisco Wildo, afirma que “não resolve nada” criar outras cortes, sendo melhor reforçar a estrutura dos tribunais já existentes. “Desde a criação dos TRFs, com o advento da Constituição Federal de 1988, houve aumento muito grande da demanda, mas foi mantida a mesma estrutura de pessoal da época de sua criação”.

Se aprovada no plenário do Senado, a PEC de Eunício segue para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. O Brasil tem hoje apenas cinco tribunais, sendo o da 1ª Região responsável por 13 estados mais o Distrito Federal.

A proposta de criação dos quatros tribunais foi condenada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, durante reunião com representantes de associações de magistrados, na última segunda, 8, em Brasília.

Segundo Barbosa, as PECs foram aprovadas “de maneira sorrateira”, com a ajuda das associações. Além disso, Barbosa declarou que os novos tribunais custariam, “por baixo”, R$ 8 bilhões aos cofres públicos.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Valdetário Monteiro, diz ser “completamente irreal” a conta de Barbosa. “R$ 8 bilhões é o custo total do Judiciário no Brasil. Não temos cálculo aproximado de quanto eles custarão, mas não se pode considerar somente valores para a criação e manutenção dos tribunais. Se assim o fosse, poderia se entender que o Congresso gasta muito e então se acaba com ele. Isso não existe. A questão não é financeira, é de justiça”.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.