15 de abril de 2013

Ana Flávia, uma história de luta e superação

Ana Flávia Lima e sua mãe Aguida Gomes no Campus de Lagarto da UFS - foto Paulo Ricardo
A altaneirense Ana Flávia Lima Araújo ganhou notoriedade no mês de marco por ser a primeira estudante natural de Altaneira a ser aprovada para o curso de medicina em uma universidade federal.

Filha de Flávio Correia Araújo e Aguida Gomes de Lima, Ana Flavia sempre teve uma infância simples, iniciou sua vida escolar aos três anos, na Escola Municipal Disneylândia, desde os primeiros anos escolares Ana participava das apresentações artísticas que a escola promovia e no ano 2000 ganhou o prêmio “Destaque” como melhor aluna.

No ano de 2005 foi convidada a participar do projeto ARCA organizado por Carlos e Mirian Tolovi, "lá desenvolvi minhas habilidades comunicativas, minha consciência critica e aprendi a entender e valorizar minha cultura e preservar minha identidade. Passei cinco anos envolvida diretamente com o projeto e hoje apesar de distante continuo me sentindo ARCA” lembra Ana.
 
Ana Flavia cursou o Ensino Fundamental I na Escola Joaquim Rufino e o Fundamental II na Escola 18 de Dezembro, onde ganhou duas medalhas como aluna estrela nos anos de 2007 e 2008, 8º. e 9º. ano respectivamente. Ainda em 2008 foi medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA!). 
Na Escola 18 de Dezembro Ana sofreu a primeira decepção e sentiu a perseguição politica que reinava na cidade. Ela juntamente com suas colegas Cicinha, Rosinha, Valclecia e Jocasta foi campeã do primeiro concurso de paródias do município “Canta Altaneira”, o prêmio que seria uma viagem para qualquer lugar que escolhêssemos no Estado do Ceara, mas o premio nunca foi entregue.

“Nessa mesma época quis participar da banda de música municipal, porém como se sabe Altaneira vivia uma “ditadura” até pouco tempo, e por motivos políticos fui impedida” cita Ana Flavia.

Ana superou essas perseguições e em 2009 ingressou na Escola Santa Tereza para cursar o ensino médio, durante os três anos que passou por lá foi contemplada com três computadores por meio do SPAECE – Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - em 2009, 2010 e 2011 respectivamente. 
No ano de 2010, mais uma vez a jovem Ana seria vitima de perseguição politica: “enquanto cursava o 2º ano do ensino médio ganhei uma vaga em um curso técnico em meio ambiente na FATEC – cariri, não cursei, pois não permitiram que eu utilizasse o transporte universitário até a cidade de Juazeiro do Norte” lembra Ana.

No mesmo ano Ana foi contemplada com uma bolsa pelo ProUni para cursar Psicologia na Faculdade Leão Sampaio, mas além de não ter concluído o ensino médio já tinha o curso de Medicina em mente.

Em 2011, no ano de conclusão do ensino médio, Ana foi contemplada mais uma vez com uma bolsa pelo ProUni na Faculdade Leão Sampaio desta feita para Fisioterapia e ainda foi aprovada para o Curso de Farmácia na UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – pelo SISU, mas optou por se preparar ainda mais e foi cursar o pré-vestibular no Colégio Pequeno príncipe na cidade do Crato para tentar Medicina.
 
“Foi um ano difícil que exigiu muito compromisso e renuncia da minha parte, porem valeu a pena, pois no ano de 2013 fui aprovada em medicina na UFS – Universidade Federal de Sergipe. Essa foi uma das minhas maiores vitórias, foi o pontapé inicial para a realização de um sonho. Graças a Deus e Santa Tereza tive uma caminhada repleta de conquistas” disse Ana. 
Em carta enviada a Administração do Blog agradecendo o apoio que recebeu Ana Flavia diz também:
“Fui abençoada com uma família maravilhosa que sempre fez o possível e tentou o impossível para que eu alcançasse meus objetivos. Meus Pais: Meu alicerce.
Na escola sempre tive professores exemplares! Dedicados! Competentes! Que me ensinaram muitas teorias, mas que também fizeram de mim uma pessoa melhor.
E amigos – ANJOS - esses não me faltaram! Verdadeiros, companheiros, irmãos!  Tantos mais tantos que fica difícil citar, mas no coração é muito fácil guardar! Sem eles nada teria dado certo. Sozinha eu não conseguiria!
Então só me resta agradecer. E aproveito esse espaço para dizer: Muito obrigada meus amigos! A todos e a cada um. Que vocês recebam o meu carinho e a minha gratidão, pois numa caminhada tão árdua cada detalhe fez a diferença: um sorriso, um abraço, uma critica, uma carona, um abrigo, uma palavra, uma sugestão... Dos grandes atos até aos gestos mais simples, foram indispensáveis para essa conquista! 
Agradeço ainda cada mensagem de carinho, cada telefonema.
Muito Obrigada e que vocês continuem ao meu lado, pois a luta continua!”

Que a história de Ana sirva de lição para os jovens altaneirenses que ainda estão nas escolas municipais e na escola Estadual e ainda para aqueles que se acham donos do Poder e que usam esse poder para perseguir adversários políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.