25 de maio de 2013

Altaneira participa do Dia do Desafio 2013

A Secretária Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Ana Maria Rodrigues, divulgou na tarde de hoje (25/5), convite aos altaneirenses para participarem do Dia do Desafio 2013, que este ano adquire especial significação para o SESC, por sua sintonia com a Campanha MOVE Brasil, lançada no ano passado junto a relevantes parcerias.

Altaneira já participou de outras etapas sem grandes destaques, mas a cada ano vem crescendo no número de pessoas que, de fato, trazem o esporte e a atividade física no seu dia-a-dia. Neste ano os altaneirenses irão disputar com os cidadãos da cidade Boliviana de Presto.

A Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, divulgou também o Cronograma de Atividades a ser desenvolvidas no Dia do Desafio, conforme quadro ao lado.

Como funciona:

Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município. A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Histórico do Dia do Desafio

Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

A ideia teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

Confira o Convite da Secretária Municipal de Cultura, Esportes e Turismo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.