16 de maio de 2013

Altaneirenses participam da Primeira Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas em Crato

Vereador Edezyo Jalled por ocasião de seu discurso na Jornada em Crato - foto João Alves 
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Assessoria  Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, que tem a frente a ex-procuradora de Justiça Socorro França, realizou ontem (15/05) o segundo encontro  da I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas em Crato. O primeiro municípios a sediar o evento foi Brejo Santo e amanha será a vez de Juazeiro. Os três encontros contemplarão  os 28 municípios da região.
Ao todo, serão realizados 22 encontros, nos municípios sede das Coordenadorias Regionais da Saúde do Estado (Cres), envolvendo os 184 municípios do Ceará. A Jornada conta com uma média de 200 participantes por encontro, o que resultará em 4.400 participantes, ao final da Jornada. O objetivo do evento é fortalecer as Políticas Públicas sobre Drogas no Estado.
O público da Jornada é composto por prefeitos, secretários municipais, Câmaras Municipais, entidades religiosas, escolas, Câmara de Diretores Lojistas, Conselhos Tutelares e de Direito, juízes, promotores, defensores, delegados, comunidades terapêuticas, e entidades relacionadas com a temática Drogas.

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios – CNM realizada em 2011 confirma que o consumo do crack se alastrou por todo o país. Esta pesquisa contou com a participação de 4.400 municípios e revela que o crack está em 98% das cidades brasileiras ocupando o lugar do álcool em pequenos municípios e na zona rural. No Ceará, dos 184 municípios, 117 foram pesquisados. O crescimento do tráfico e uso do crack por ser “mercadoria de baixo custo”, também está associado ao fator econômico, o que tem favorecido este comércio ilícito.

O II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas – LENAD, Uso de cocaína e crack no Nordeste, realizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para políticas públicas do Álcool e outras drogas em 2012, identificou na região Nordeste 832 mil pessoas que fizeram uso destas substâncias no último ano, sendo a 2ª região com maior prevalência no país, e no Brasil, são 2,8 milhões de pessoas.

A Implantação da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, criada através da Lei Nº 15.234 de 19 de novembro de 2012, com o objetivo de articular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas as políticas públicas sobre drogas, realiza esta ação com intuito de mobilizar e integrar as ações do Estado com os 184 municípios, de forma a subsidiar os planos e programas de iniciativa dos governos, Federal, Estadual e Municipal.

Alem do Prefeito Municipal do Crato, Ronaldo Gomes de Matos, participaram do Encontro os Prefeitos Antonio Filho de Antonina do Norte, Ronaldo Sampaio de Nova Olinda e Samuel Freire de Assaré.
A Presidente da Câmara Municipal de Altaneira, Vereadora Lélia de Oliveira, representou o Prefeito Delvamberto Soares, que está em viagem fora do País. Participaram ainda do Encontro os Secretários municipais de Ana Rodrigues (Cultura), Ariovaldo Soares (Administração), Dariomar Soares (Saúde), Deza Soares (Educação) e Elanny Cristina (Assistência Social), os vereadores Edezyo Jalled (PRB), Gilson Cruz (PSL), Professor Adeilton (PP) e a vereadoras Alice Gonçalves.

O Vereador Edezyo Jalled usou a palavra e citou a realização da Audiência Pública realizada em Altaneira e que foram selecionadas 10 propostas encaminhadas as autoridades das diversas esferas do Poder. Edezyo disse ainda que somente o envolvimento da sociedade em parceria com os órgãos públicos podem amenizar os efeitos das drogas.
Edezyo disse que após a realização Audiência Pública em Altaneira alguns efeitos práticos foram sentidos pela comunidade que apoiou integralmente as medidas adotadas.

O Vereador Edezyo por três vezes teve sua fala interrompida por aplausos do público presente. “Estou muito feliz em contribuir com uma experiência positiva sobre o tema e também pelos elogios recebidos de autoridades regionais e da ex-procuradora Dra. Socorro França” comemorou  Edezyo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.