9 de maio de 2013

URCA concede título “Doutor Honoris Causa” ao professor Plácido e a Professora Luitgarde

A reitora Otonite Cortez entre os agraciados com a mais elevada
outorga da universidade (Foto: Divulgação/URCA)

A Universidade Regional do Cariri (URCA) em solenidade realizada na noite de ontem (08/05) outorgou o título de “Doutor Honoris Causa” aos professor Plácido Cidade Nuvens e a professora Luitgarde Oliveira Cavalcante Barros, em reconhecimento a relevante contribuição ao saber científico e ao desenvolvimento regional, nos seus diversos aspectos.

A cerimônia, presidida pela Reitora da URCA, professora Antônia Otonite de Oliveira Cortez, foi aberta com a leitura da ata de concessão do título de “Doutor Honoris Causa”, que destaca dedicação para engrandecer, preservar e expandir a URCA pelo sociólogo Plácido e pela antropóloga Luitgarde Barros, pela sua larga produção acadêmica, que resultou em importante contribuição, para reconstruir o universo social e simbólico do Juazeiro do Norte e do Padre Cícero. Conforme a ata, isso se deu à luz da inovadora Antropologia Historicista, considerando a sua produção acadêmica, que lançou luzes para a história do lugar, onde se insere a URCA, além da contribuição da docente à URCA, durante o simpósio do Padre Cícero e assessoria de importantes institutos da Universidade, voltados para a valorização da pesquisa e valorização histórica regional.

A apresentação dos agraciados, durante a cerimônia, foi realizada por docentes da URCA. A Professora Edith Oliveira de Menezes, do Departamento de Geociências, destacou a trajetória do Sociólogo Plácido Cidade Nuvens. A Professora, que participou do processo de criação da Universidade, ressaltou a justa homenagem e disse que a escolha do professor Plácido, traduz o reconhecimento da Urca à grande contribuição dada por ele à Região do Cariri.

A Professora do Departamento de História da Urca, Fátima Pinho, responsável pela indicação do nome da Professora Luitgarde, fez a apresentação da docente, se referindo a sua origem sertaneja, além de ressaltar a sua comprovada intelectualidade, sendo uma pessoa de personalidade forte, além de possuir uma postura acadêmica ilibada. “E, principalmente, romeira do meu Padre Cícero”, disse. Sua participação do mundo acadêmico, livros e artigos publicados, segundo a historiadora, é incontestável, e no rol dessas publicações, duas obras são imprescindíveis para se conhecer o Cariri, o Nordeste e o Brasil, que são “A Terra da Mãe de Deus”, em sua segunda edição, e “A Derradeira Gesta – Lampião e Nazarenos Guerreando o Sertão”.

A Reitora da URCA, após outorga os títulos, entregou os diplomas aos novos doutores da Urca, concedido por unanimidade pelo Conselho em sessão realizada, no dia 8 de setembro de 2011, ao professor Plácido Cidade Nuvens, em reconhecimento à sua relevância social para a Região do Cariri e a intelectualidade que incorpora e pelos imensuráveis serviços prestados à comunidade caririense e a dedicação como Reitor, na expansão e preservação a URCA.

No que se refere à Professora Luitgarde, a Reitora destacou a aprovação junto ao Consuni, com deliberação aprovada em 8 de dezembro de 2012, e reconhecimento à sua importante contribuição para construção teórica do universo social e simbólico de Juazeiro do Norte à luz da antropologia, que lançou luzes para compreensão da história do lugar e contribuição á Urca, nos estudos relacionados ao Padre Cícero e Juazeiro do Norte.

A antropóloga ressaltou a sua gratidão e emoção pela oferta do título. “Tudo isso é mais produto de uma generosidade de um povo que me ensinou tanto”, ressalta. Ela afirma que de todos os títulos que têm recebido em sua vida, o que acha mais importante é o que o mundo do sertão a ensinou, principalmente na primeira qualidade que caracteriza a espécie humana, que é o caráter humano e a generosidade, que recebe qualquer pessoa desvalida, numa terra dessa. “Quero agradecer muito tudo que aprendi nesses 40 anos de convivência estreita com os sertões do Nordeste, que convergem para a Região mais bonita, promissora e representativa do sertão deste País”, disse.

A Reitora da URCA afirma que o título honorífico é a mais importante distinção que a Instituição concede, destaca o reconhecimento e ao mesmo tempo da gratidão da Universidade à personalidade eminentes, nacionais ou estrangeiras, que contribuíram para o progresso da URCA, região e do Brasil.

A concessão do título, segundo Otonite, também responsável pela indicação do nome do Professor Plácido Cidade Nuvens, passou pela aprovação do conselho. A Reitora lembrou de nomes que receberam o título na URCA, como o poeta Patativa do Assaré, o escritor e pesquisador, Ralph Della Cava, e a receber, Luís Inácio Lula da Silva.

De acordo com a Reitora, há um rigor concessão de título de tamanha envergadura, e isso faz parte de aprovação de uma proposta, que seja notória e reconhecida da academia. Além da importância para a universidade, o reconhecimento político e institucional, e a notória contribuição da personalidade a ser homenageada para o progresso da região e do País.

Ela destacou a contribuição dos homenageados, a exemplo do sociólogo Plácido e a sua contribuição para a paleontologia e a apresentação do poeta Patativa do Assaré para o Brasil e o mundo. Já a pesquisadora Luitgarde, estimulou e reverenciou vários trabalhos acadêmicos da Urca. “A sua produção acadêmica, mostra que é possível fazer ciência do fazer político, sem a pretensão de neutralidade, mas sem cair em proselitismos”, diz.

A Professora Luitgarde destaca o crescimento da Urca, hoje servindo a dezenas de municípios. “Uma célula-mãe tão fecunda, me dar um título desses, me traz uma grande alegria e uma vida intelectual completa”. Por estar na região das romarias, e aos 71 anos, ela agradece ao Padre Cícero. “Sou uma sertaneja, uma romeira, e quer milagre maior do que esse? Estou com 71 anos, estava na hora de ir para o limbo ou o céu. Estou no céu”, completa.

Com informações Assessoria de Comunicação da URCA

 

Clique aqui e saiba mais sobre o sociólogo Plácido Cidade Nuvens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.