14 de maio de 2013

Inquebrável: projeto mostra vítimas de estupro segurando frases do violentador

"Isso só vai levar dez minutos"

A cada 24 horas, 10 mulheres brasileiras são estupradas por desconhecidos. O números apontam para uma violência machista secular. Enquanto políticas sociais são ineficientes diante das agressões, surgem projetos que denunciam e ajudam as vítimas a superar. O projeto Unbreakable (inquebrável, do inglês) fotografa vítimas de abusos sexuais com cartazes contendo frases de seu agressor. O objetivo é criar diálogos na sociedade que ainda culpa as vítimas pelo assédio.

Na edição de 05 de março, a revista ISTOÉ publicou uma reportagem sobre o selvagem e inaceitável aumento de casos de estupros coletivos no Brasil. A reportagem aponta que “(...) em 2012, a cada 24 horas, dez brasileiras foram estupradas por desconhecidos. Entre 2009 e 2012, esse tipo de crime teve um aumento de 162%, segundo o Ministério da Saúde. No mesmo período, o total de notificações de estupro triplicou. Segundo o Instituto de Segurança Pública, só na capital fluminense são registrados 16 estupros por dia. Em São Paulo, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública, o número chega a 35. Essas denúncias incluem agressões sexuais antes consideradas ‘atos libidinosos’, como beijos forçados, que passaram a ser enquadrados no espectro do crime de estupro em 2009, além de violações cometidas contra crianças e homens, dentro e fora do ambiente doméstico”.


Ainda somos comparadas aos casos de Bangladesh, país vizinho da Índia, onde é apontado que 30% das mulheres iniciaram suas relações sexuais de forma forçada. Mesmo os dados sendo alarmantes, as denúncias são silenciadas. Ainda há quem acredite que a culpa do estupro é da vítima, que supostamente provoca, que não deveria estar com aquela roupa, ou bebendo, ou dançando. Muitos projetos e marchas – como a Marcha das Vadias, que movimenta mulheres em todo o mundo pela não violência sexual – estão em movimentação na tentativa de gritar os dados de violência contra a mulher.

A fotógrafa Grace Brown criou o projeto Unbreakable em 2011, onde vítimas de estupro e outras agressões sexuais são fotografadas segurando um cartaz com uma frase do violentador. De acordo com o site Hypeness, mais de 400 pessoas já foram fotografadas, e Grace diz ter recebido milhares de emails de vítimas que decidiram se expor, como forma de enfrentar o passado de frente e alertar para esse problema lamentável. Unbreakable tem como objetivo construir diálogos dentro da sociedade sobre o tema.

Veja algumas fotos do projeto:

“Seus pais foram jantar, mas não se preocupe – eu vou cuidar de você.”

“Pare de fingir que você é um ser humano.”


"Isso fica entre nós” – meu avô, quando eu tinha 6 anos, 

depois 16, quando as memórias voltaram."


“O que temos é tão especial, que as outras pessoas não vão entender.”

“Não se preocupe, meninos geralmente gostam disso.”

Você é uma menina má, não eu. Se lembre que você começou tudo isso.”

“Você é bonita demais pra ser lésbica.”

“Ninguém vai acreditar em você. Sou seu marido – é a sua palavra contra a minha”

"'Não é nossa culpa que ela ficou bêbada e se meteu em problemas. Diga pra ela deixar isso de lado' - Minha irmã pra minha mãe"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.