8 de dezembro de 2020

Camilo promete mais fiscalização para conter avanço da Covid-19

 

 Camilo  afirmou que o Estado será mais rigoroso com os estabelecimentos que descumprirem as regras determinadas pelo Decreto Estadual (Foto: Reprodução/Facebook)

A fiscalização de estabelecimentos com relação ao cumprimento das regras sanitárias de combate à Covid-19 será mais rígida no Ceará. Em transmissão nas redes sociais na manhã de ontem (07/12), o governador Camilo Santana (PT) afirmou que o Estado será mais rigoroso com os estabelecimentos que descumprirem as regras determinadas pelo Decreto Estadual. A medida é justificada pelo recrudescimento de casos confirmados desde o início de outubro, puxado por Fortaleza.

Na próxima segunda-feira, 14, o chefe do executivo estadual irá se reunir com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e representantes do Instituto Butantan para negociar a aquisição da vacina contra a Covid-19. Encontro acontecerá em SP, onde ocorrem testes do imunizante CoronaVac. Também por meio de publicação, ele informou que tem mantido conversas diretamente com o governador João Dória e com o instituto desde o mês passado.

O governador afirmou que, juntamente com o titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Dr. Cabeto, tem mantido contato com outros laboratórios que desenvolvem o imunizante, assim como com o Ministério da Saúde.

Durante a live, ele pediu à população mais consciência e adesão às medidas de proteção, como uso de máscara e distanciamento social. "Nós estamos falando de salvar vidas, proteger as pessoas e proteger a economia. Porque se houver necessidade de o Estado precisar tomar decisões mais duras, nós vamos tomar", alertou o governador.

De acordo com documento com propostas da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), quando o Estado obtiver o imunizante, a meta mínima é vacinar 95% dos grupos prioritários para a vacinação, o que corresponde a um total de 1.794.086 pessoas. Planejamento ainda está em fase de análises e aprovações.

O texto preliminar do Plano de Operacionalização para Vacinação contra Covid-19 da Sesa se baseia na diretriz nacional. O documento detalha as competências e atribuições de cada esfera da gestão, os recursos necessários — desde seringas a câmaras refrigeradas —, o fluxo de armazenamento e o cronograma de distribuição dos imunobiológicos.

Na primeira fase, serão vacinados trabalhadores de saúde, idoso acima de 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência e a população indígena, correspondentes a 643.465 cearenses. Na segunda fase, é a vez da faixa etária de 60 a 74 anos, que somam 491.072 pessoas no estado do Ceará, segundo dados do Censo do IBGE mais recente. A terceira fase ocorre com pessoas que tem comorbidades para a Covid-19, como doenças respiratórias crônicas, diabetes, doenças autoimunines e obesidade, somando 415.155.

A quarta e última fase conta com 199.394 a serem imunizadas e tem professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

O Ceará chegou a 308.273 casos e 9.737 mortes pela Covid-19 até ontem, conforme a plataforma IntegraSUS, da Sesa, atualizada às 19h10min. Foram mais 3.633 casos da doença registrados desde o último boletim, divulgado no domingo, 6. Oito pessoas morreram em decorrência da doença nas últimas 24 horas, totalizando 33 anotações a mais que o balanço de domingo.  

Com informações portal O Povo Online 

Leia também:


Governo do Ceará anuncia 1.200 equipamentos para hospitais regionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.