11 de dezembro de 2020

Secretário de Saúde diz que Ceará se prepara “para caso haja um aumento maior" de casos

Plano de Contingência contra a Covid-19 classifica o Ceará em estado de "perigo iminente" (Foto: Barbara Moira)

O Ceará se prepara para garantir "segurança" caso haja maior aumento nos indicadores da Covid-19. De acordo com o titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, dr. Cabeto, a atualização do Plano de Contingência Estadual de Enfrentamento à Covid-19, divulgado na quarta-feira, 9, ocorreu devido ao "momento epidemiológico" vivido. O documento classifica o Estado na fase 2, de "perigo iminente". Assim, o objetivo é dar ênfase ao diagnóstico precoce e controle da infecção, bloqueio da transmissão e impedimento da disseminação do Sars-Cov-2.

Conforme o secretário, o Estado se antecipa fazendo aquisição de EPIs, de seringas, fazendo a logística e, inclusive, fazendo planos distintos a partir dos diferentes tipos de vacina. "O Ceará está, sim, buscando alternativas para suprir em tempo mais rápido possível a população de soluções. Entre elas, as vacinas", garantiu. "O Ceará ampliou número de casos mas não o número de óbitos. Em Fortaleza, isso já não é a mesma coisa. Embora ainda em número pequeno, houve um discreto aumento no número de óbitos", diz.

De acordo com Marcelo Gurgel, professor de Saúde Pública e membro do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Covid-19 da Universidade Estadual do Ceará (Uece), "o Ceará está em condições de responder prontamente a um aumento." Há um aumento sustentado de casos mas diferente do anterior, com faixa etária de casos mais jovem e taxa de letalidade menor. "Grupo que saiu para festas e bares e por razões eleitorais, que terminou incrementando a aproximação", diz.

"Não há ainda ameaça de esgotamento de recursos. Enfermarias ainda têm margem de ocupação e UTIs também. Houve melhora institucional na capacidade de expansão. Equipes já sabem lidar melhor com a doença", avalia. Há, contudo, risco de agravamento da situação na Capital principalmente por causa das festividades do final do ano e de aumento de casos novamente no Interior.

Com relação à vacinação, Marcelo destaca a larga experiência brasileira no Programa Nacional de Imunização e, no Ceará, a boa distribuição de hospitais e de unidades de referência e alta cobertura da estratégia de saúde da família. Contudo, a dificuldade será a aquisição de insumos para a aplicação e a refrigeração do imunizante.

Entre os procedimentos traçados no início da pandemia e agora no preparo da área clínica, vigilância epidemiológica e laboratorial nas unidades do Estado, a pasta menciona a atualização da definição de casos, que hoje em dia não é somente laboratorial, e a atualização das condutas terapêuticas realmente eficazes.

A Sesa especifica a atualização da definição de contato próximo, orientação sobre o monitoramento de contatos e suspeitos, quando devem ser executados os testes diagnósticos. Há ainda a reorganização na rede laboratorial do Ceará, segundo perfil da amostra coletada, segmentada da seguinte forma: Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen-Ce) para pacientes, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) para situações de pré-operatório e transplantes, e Unidade da Fiocruz no Ceará para testagem em massa e rastreamento e testes de assintomáticos e seus contatos. Além de reforço do teste de RT-PCR como o principal exame diagnóstico.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:


Ceará e mais nove estados solicitaram a vacina Coronavac a São Paulo, diz Dória


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.