12 de dezembro de 2022

Elmano e Izolda abrem hoje fase final da transição

 A expectativa é que o ato abra caminho para a divulgação dos primeiros nomes confirmados para o secretariado do petista (Foto: Reprodução/Facebook)

Será realizada na tarde de hoje a primeira das duas reuniões finais do processo de transição entre os governos Izolda Cela (sem partido) e Elmano de Freitas (PT) no Ceará. No encontro, membros das equipes de transição vão iniciar a apresentação de relatórios com um "raio X" de pastas e projetos prioritários tocados pelo Governo do Estado.

Segundo integrantes do grupo, a primeira reunião ocorre hoje, com a segunda marcada para a quarta-feira, 14. Ambos os encontros terão participação de Elmano, que receberá em mãos os relatórios elaborados pelas equipes de transição. A expectativa é que o ato abra caminho para a divulgação dos primeiros nomes confirmados para o secretariado do petista.

Segundo explicação do coordenador geral da transição, Eudoro Santana, feita à época do início dos trabalhos, os relatórios forma divididos em diversos eixos temáticos e deverão orientar tanto o governador eleito quanto os secretários da gestão.

Os relatórios, formulados com base em informações pedidas aos secretários de todas as pastas da gestão Izolda, já devem delimitar quais deverão ser os projetos prioritários para os primeiros meses do governo de Elmano a partir de janeiro do ano que vem.

Entre eles, está principalmente a instituição do passe-livre intermunicipal da Região Metropolitana de Fortaleza. Outro ponto de destaque é a proposta de reforma administrativa atualmente estudada pela transição, que inclui a criação de uma secretaria de Mulheres.

Apesar de ainda não existir a confirmação de nenhum dos nomes do futuro secretariado, o governador eleito tem destacado que deverá manter "boa parte" da equipe de Izolda. "Fui eleito governador no 1º turno, e creio que a principal causa foi uma avaliação que o povo do Ceará fez de que o trabalho do Camilo, da Izolda, deveria continuar", diz Elmano.

"Eu tenho uma avaliação muito positiva da equipe, mas tem pessoas que não pretendem ficar. Já estão há algum tempo no governo e têm projetos pessoais, família, querem se dedicar à área privada, família, ou nas áreas que atuam. Então estou conversando, ainda não conversei com todos, mas fundamentalmente não vou comprometer o projeto que nós desenvolvemos no Ceará em 16 anos", continua o petista.

Entre os nomes que já receberam sinalização pública de Elmano para seguirem em suas pastas, estão desde o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, à titular da Fazenda, Fernanda Pacobahyba. Ambos, no entanto, ainda não confirmam se seguirão nas pastas.

Outros nomes fortes na "bolsa de apostas" para a nova gestão são Luísa Cela, filha de Izolda Cela e ex-secretária-executiva da Cultura do Ceará, e a deputada estadual Augusta Brito (PT), eleita neste ano suplente da vaga de Camilo Santana (PT) no Senado Federal.

Alguns nomes com ligação pessoal antiga a Elmano, como os economistas Alfredo Pessoa e Ana Maria Fontenele, também são cotados para o "núcleo duro" da gestão. Os dois integraram o governo Luizianne Lins (PT) na Prefeitura de Fortaleza.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

A cara do Elmano ou a dos outros?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.