4 de junho de 2023

Como é o Satanás em outras religiões do mundo

Māra, HadesJinnHel e Cizin representam o papel de Satanás nas mitologias Budista, Grega, Islamista, Nórdica e Maia (Fotos: Reprodução/Twitter)

A maioria dos sistemas de crenças gira em torno da necessidade de melhorar a nós mesmos e evitar o pecado. Em quase todas as principais religiões, há uma fonte do bem e uma fonte do mal. O bem é geralmente associado a um ou vários deuses, enquanto o mal é frequentemente incorporado por um ser malicioso e destrutivo. No Cristianismo, Satanás é a personificação do mal. Ele já foi um anjo chamado Lúcifer que vivia no céu, mas caiu em  desgraça  e foi banido por Deus. Ele foi enviado para o  Inferno, um reino de fogo eterno onde viveria para sempre entre os demônios e as almas torturadas de outros pecadores.

O papel de Satanás na Bíblia é tentar tirar Jesus para fora de seu caminho justo e, posteriormente, inspirar o pecado na humanidade. A moralidade, o pecado e o mal são temas que aparecem em muitas religiões e muitas vezes são representados por uma figura monstruosa como Satanás.

Intrigado? A seguir, confira como o diabo é retratado em outras religiões do mundo.

Māra - Mitologia Budista

No Cristianismo, o diabo apareceu em muitas formas diferentes para tentar Jesus. No budismo, um demônio chamado Māra desempenhou um papel semelhante ao de Buda. 

Māra é o Senhor dos Sentidos e está associado ao desejo e a todas as coisas contrárias à Iluminação.

Quando Buda estava sentado sob uma árvore esperando pela Iluminação, Māra apareceu e tentou fazê-lo abandonar sua missão. Sua primeira tentativa não teve sucesso, então Māra enviou suas três filhas (sede, desejo e deleite) para seduzir Buda.

Buda perseverou e experimentou a Iluminação, mas tinha dúvidas de que os outros seriam capazes de entendê-la. 

Māra alimentou as dúvidas de Buda e tentou convencê-lo a abandonar qualquer esperança de pregar.

Hades - Mitologia Grega


Na mitologia grega antiga, Hades é o deus do submundo. 

O bem e o mal não são tão preto e branco na mitologia grega quanto no Cristianismo, mas Hades é o mais próximo do diabo que você encontrará neste sistema de crenças pagãs.

Em vez de ser um reino torturante onde os pecadores vão sofrer por toda a eternidade, o submundo é simplesmente o lugar de descanso para as almas dos mortos. 

Hades raramente deixava o submundo, mas em uma ocasião ele foi ao reino dos vivos para sequestrar Perséfone e trazê-la de volta para ser sua esposa.

Hel - Mitologia Nórdica

Na mitologia nórdica, Hel é uma deusa que governa o submundo. Hel é filha de Loki e de uma gigante chamada Angrboda, e ela também é uma gigante. Ela é frequentemente descrita como cruel e sombria, e geralmente é retratada com uma careta no rosto.

Na mitologia nórdica, apenas aqueles que morrem em batalha são enviados para o céu, ou Valhalla, enquanto os demais são enviados para o submundo. 

Hel era responsável por decidir o destino de cada alma no submundo, já que elas poderiam ser enviadas para várias áreas diferentes de diversos graus de paz ou sofrimento. 

Dizem que Hel é insensível e indiferente ao tomar suas decisões.

Jinn - Mitologia Islamista


Na mitologia islâmica, espíritos invisíveis conhecidos como gênios assumem vários papéis. Alguns gênios são seres demoníacos que podem assumir a forma humana ou viver em objetos inanimados. Eles gostam de punir humanos e causar acidentes.

Semelhante aos demônios da mitologia cristã, os humanos que possuem o conhecimento necessário podem se comunicar com os gênios e até explorá-los por seus poderes.

Espíritos malignos chamados shaitan são um tipo de jinn. Eles existem para sussurrar aos humanos e incitá-los a cometer pecados. Eles são demônios grotescos criados a partir do fogo do inferno para causar estragos na humanidade, e dizem que comem excrementos e espalham doenças.

Yama - Mitologia Hindu


Yama é o deus da morte no hinduísmo. Ele foi a primeira pessoa a morrer e, como tal, criou o caminho para a mortalidade para toda a humanidade. Desde sua morte, ele presidiu o submundo e decidiu o destino das almas que o seguem.

Yama é uma figura majestosa tipicamente representada em cores fortes e vestida de vermelho. Ele geralmente é acompanhado por seus dois cães de quatro olhos que atuam como guardiões de seu reino. Ele também monta um búfalo carregando um laço e um cetro, as ferramentas de seu ofício.

Diz-se que o laço de Yama segue cada pessoa ao longo de suas vidas. A duração de sua vida é determinada pela distância entre o pescoço e o laço.

Na mitologia islâmica, espíritos invisíveis conhecidos como gênios assumem vários papéis. Alguns gênios são seres demoníacos que podem assumir a forma humana ou viver em objetos inanimados. Eles gostam de punir humanos e causar acidentes.

Semelhante aos demônios da mitologia cristã, os humanos que possuem o conhecimento necessário podem se comunicar com os gênios e até explorá-los por seus poderes.

Ahriman - Mitologia Zoroastra

O zoroastrismo é uma religião antiga que ainda é praticada por pequenas comunidades, predominantemente no Irã e na Índia. 

É uma religião dualista, pois gira em torno da crença de que duas forças opostas (o bem e o mal) estão no centro da existência.

Como tal, as duas figuras-chave no zoroastrismo são Ahura Mazda, a figura do deus que representa a luz, e Ahriman, que representa a escuridão. 

Essas duas forças estão constantemente lutando pelo domínio, mas também são responsáveis por criar equilíbrio no mundo

O zoroastrismo pré-existia em religiões como o Cristianismo e o Islamismo. Acredita-se que o zoroastrismo contribuiu para o desenvolvimento dessas religiões e que o conceito de Satanás se originou com Ahriman.

Osíris - Egito Antigo

No Egito Antigo, os deveres geralmente desempenhados por Satanás no Cristianismo eram divididos entre vários deuses com associações obscuras. 

Um desses deuses era Osíris, o Senhor do Submundo que julgava os espíritos dos mortos

Osíris foi auxiliado por Thoth, o deus da ordem e do caos. Ele presidia as almas do submundo com Osíris, e aqueles que se preocupavam em receber um julgamento injusto apelavam para a ajuda de Thoth.

Anubis era outro deus do submundo, muitas vezes representado como um chacal ou um homem todo de preto. Ele guiou almas perdidas no submundo, mas também trabalhou contra os planos da humanidade.

Cizin - Civilização Mitologia Maia

A civilização maia prosperou na Mesoamérica até a chegada dos conquistadores espanhóis durante os anos 1500. Havia uma variedade de heróis e deuses adorados na mitologia maia, incluindo os "deuses da morte". Apesar do nome sinistro, muitos dos deuses da morte foram associados a coisas positivas como rejuvenescimento e renascimento.

Cizin, no entanto, não tinha qualidades redentoras. Cizin era o deus da morte que mantinha as almas dos pecadores presas no submundo para sofrer por toda a eternidade. Ele é frequentemente retratado usando um colar feito de globos oculares.

Em algumas obras de arte antigas, Cizin é mostrado dançando e fumando. Dizia-se que ele exalava um odor terrível e também era conhecido como "O Fedorento". Quando os espanhóis chegaram e aprenderam sobre as crenças dos maias, associaram intimamente Cizin ao demônio cristã.

Publicado originalmente no portal Stars Insider

Leia também:

Os deuses, deusas e as religiões no Blog de Altaneira

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.