21 de novembro de 2023

Cid Gomes agradece convite para se filiar ao PT, diz que conversará com Lula, mas decisão será coletiva

 Cid disse que decisão será tomada coletivamente com grupo, "de forma pensada, refletida, analisada" (Foto: Fernanda Barros)

O senador Cid Gomes, de saída do PDT, afirmou que irá conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre uma possível filiação ao PT. Nas palavras do ex-governador do Ceará, a decisão não será tomada por ele, irá ser analisada.

"Eu vou pedir. Vou pedir pra falar com ele (Lula). A decisão não será tomada por mim, será tomada por um coletivo de forma pensada, refletida, analisada", disse Cid a jornalista Beatriz Cavalcante do jornal O POVO ontem (20/11) em evento do Fórum de Competitividade Regional do Nordeste.

Sem garantir que vai de fato ao PT, Cid Gomes disse que não pode "dar passo sem ter segurança". Ele agradeceu o convite feito pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, já para Camilo Santana, ministro da Educação, o senador afirmou que iria procurar Lula para tratar da possibilidade de ingressar no PT.

"Eu acho que é uma gentileza, deferência e já de partido fico grato. Vamos tratar sobre o futuro", finalizou.

Em meio a algumas lideranças se mostrando favoráveis a ida do senador ao PT, o líder de Lula na Câmara, o deputado federal José Guimarães (PT) disse não haver tratativas em andamento sobre a filiação.

Cid Gomes procura um novo destino partidário após a crise do PDT que se alastra por meses, levando a idas e vindas com o senador sendo eleito presidente estadual, retirado, e diversas ações judiciais entre a sua ala e a do presidente nacional, André Figueiredo (PDT).

O PDT sob a sua presidência aprovou 23 cartas de anuência para parlamentares se desfiliarem do partido, sendo dez deputados estaduais, quatro federais e dois vereadores de Fortaleza, além de suplentes.

Na última semana, 43 prefeitos cearenses anunciaram a saída em massa do PDT, incluindo Ivo Gomes, prefeito de Sobral, irmão de Cid.

Partidos como o Podemos, presidido a nível estadual por Bismarck Maia, prefeito de Aracati, e PSB, onde o senador já esteve, de Eudoro Santana, com convites públicos para que Cid se filie, eram alternativas para o senador. O PT surgiu como possibilidade a partir de uma declaração de Camilo Santana.

"Eu estive com o presidente Lula essa semana e ele me pediu para fazer o convite ao senador Cid, que as portas do partido estão abertas caso ele queira se filiar ao PT", afirmou o ministro da Educação na última sexta-feira, 17.

Já o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), já havia se manifestado favorável a ideia de Cid Gomes no PT. Ele ressaltou estar dando continuidade a um projeto iniciado pelo senador e que a depender dele Cid iria para o partido.

"Temos que esperar (a manifestação do) o senador Cid. O respeito que tenho por ele, posso dar minha opinião de como o considero bem-vindo no partido do qual faço parte. Ele será muito bem-vindo em qualquer partido do campo da centro-esquerda, não tenho dúvidas. Agora, primeiro, é uma reflexão dele e do grupo político”, ressaltou nesta segunda-feira, 20.

Com informações portal O Povo +

Leia também:

Elmano fala em esperar posição de Cid e reafirma que senador é "bem-vindo" no PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.