24 de novembro de 2010

"Altaneira terá Novo Partido" por José Nicolau

O Município de Altaneira, situado na Micro-região Serrana de Caririaçu, com uma população em torno de 6.821 habitantes segundo o último levantamento do IBGE através do Censo 2010 realizado nesta cidade no mês de Agosto, com pouco mais de 40 dias de pesquisa conta hoje com uma composição partidária em torno de 07 siglas, ou seja, 06 partidos políticos.

Deste número, dois formam a base de sustentação do Poder Local, ou seja, PSDB e o DEMOCRATA, antigo PFL. Os outros Quatro, PMDB, PT, PSB e PCdoB, estão enquadrados na base que formão oposição a Administração Local.

Nos últimos meses, um conjunto de Jovens deste Município vem se reunindo com o intuito de participar de forma mais efetiva das ações políticas locais. Os Encontros vêm acontecendo uma vez ao Mês, mais especificamente aos sábados. Ainda aqui, é bom lembrar que as duas primeiras reuniões foram realizadas na sede da Fundação ARCA, contando com a participação de 14 componentes. Devido a visões e interpretações erradas desses encontros e, por conseguinte da própria finalidade destras reuniões por parte de algumas pessoas da Comunidade Local, os encontros seguinte não mais foram realizados no espaço dito.

É sabido que, antes e durante o período dos encontros, algumas pessoas afirmavam que a ARCA, a Entidade ARCA estava Formando um Partido. Na realidade, e isso é bom que fique claro, Altaneira poderá sim, nos próximos meses ter uma nova composição partidária, mas não é o Partido da ARCA, como se pregou por ai. Nuca é demais lembrar que, esta entidade não defende bandeiras partidárias. O que não significa dizer que ela esteja a margem desse processo político, ou que ela estejas isenta disso. A Política da ARCA, como costuma dizer, o Diretor-Presidente, Carlos Alberto Tolovi e sua Esposa e Coordenadora dos Projetos desta Entidade e, não sem razão uma Política Social.

O fato de a maioria dos Jovens que busca a partir da política partidária se inserir de forma mais intensa e efetiva na superação dos entraves sociais, dos principais problemas que afligem a comunidade de Altaneira serem e fazerem parte da ARCA, não significa dizer que o Partido vindouro seja da ARCA.

Diante disso e a partir disso, os encontros passaram a não mais serem realizados na sede da Fundação. Assim sendo, os jovens, da qual faço parte ficaram sem Espaços para realizarem os encontros. O último foi realizado na Residência de um dos integrantes desse grupo.

Ainda aqui, um dos principais objetivos desse novo Partido, o Partido Socialismo e Liberdade é comungar teria e prática. Não ficar apenas limitado a meros discursos. É não sem razão, não ser apenas mais uma alternativa, mas nos tornarmos essa alternativa.

Acreditamos que um dos caminhos para isso é a inserção social, dentro das comunidades que formam esse Município, conhecendo de perto a realidade, as dificuldades de cada uma.

E foi exatamente pensando assim que nasceu esse desejo de nos tornar sujeitos ativos e conscientes do que queremos. E, um dos primeiros passos já foi dado, pois teve início no sábado a noite um Curso de Formação Política através do Mini-Curso divulgado durante a semana Passada.

No próximo sábado, dia 27, alguns membros do PSOL da Região do Cariri estarão aqui em Altaneira para discutir o desenrolar da formação do Partido Socialismo e Liberdade no nosso Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.