10 de novembro de 2010

Representantes da Ematerce de Altaneira justifica atraso na emissão da DAP

Há duas semanas produtores ligados ao Núcleo de Geração de Renda da Associação ARCA,  estão tentando adquirir a DAP. Segundo esses produtores, isso estaria acontecendo em virtude da falta de Assinatura do Gerente. Vale lembrar que esse documento é muito importante para todos aqueles que queiram comprar produtos da Conab, especialmente o milho.
Tal problema está afetando diretamente os produtores que, inclusive, por não estar com o documento em mãos não podem comprar produtos para o seu plantio que dá sustentação as suas famílias. Os mesmos chegaram a relatar isso hoje pela manhã fazendo alusão e, ou, colocando as suas dificuldades em não conseguir adquirir esse documento que é, não sem razão, essencial para contribuir na produção de alimentos.
O Notícias em Destaque da Altaneira FM procurou a Ematerce de Altaneira para saber o que estava acontecendo. Que tipo de explicação poderia ser dado para tal fato. Segundo os representantes desse órgão, o problema se situa em três dimensões, em três pontos.
O Primeiro deles se dá em virtude de se ter até o momento muitas pessoas na espera exatamente para adquirir a DAP e, sendo assim, os produtores que lá chegaram não tiveram o seu problema solucionado. Nesse sentido, segundo os representantes, isso só se dará quando os que estiverem nessa fila de espera adquirirem o documento.
 O segundo ponto, a segunda explicação que a Ematerce nos forneceu em relação ao problema encontrado pelos produtores é referente à lentidão do Sistema gerador desse documento tão importante para os agricultores locais. De acordo com os representantes da Ematerce o Sistema é muito Lento, muito fragilizado e, muitas vezes quando os agricultores chegam para adquirir esse documento encontram o Sistema fora do ar. Os mesmos chegaram a afirmar ainda que o problema não exatamente a falta de assinatura do Gerente que, diga-se de passagem, só vem para o município de Altaneira uma vez por semana, chegando até a passar duas semanas sem visitar a Ematerce local e, sim em virtude dos pontos já colocados.
Ainda aqui, os representantes da Ematerce chegaram a dizer também que, inclusive, esse tipo de documento não é pronto e, que bastaria fazer a solicitação para adquiri-lo, mas exige todo um processo e, um deles é a entrevista. Por isso demora um pouco para que o Agricultor tenha em mãos tal documento. A Ematerce afirma ainda que é preciso que os agricultores venha com antecedência e, que não há, por tanto, falta de vontade da ematerce em fornecer o documento aos agricultores.
Por José Nicolau -  Altaneira FM
O QUE É
DAP — Declaração de Aptidâo ao PRONAF é documento emitido pela EMATERCE para os agricultores habilitar-se aos diversos programas do Governo Federal, inclusive financiamento do Pronaf. Para emissão da declaração o pequeno agricultor precisa submeter-se à burocracia, cadastrando-se no Ministério do Desenvolvimento Agrário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.