12 de fevereiro de 2011

Hoje é o Dia do Orgulho Ateu

O Dia do Orgulho Ateu é comemorado no dia 12 de fevereiro, a data foi escolhida por uma comunidade de São Paulo e coincide com o aniversário de nascimento do naturalista britânico Charles Darwin (1809), autor da Teoria da Evolução, o Dia do Orgulho Ateu.

Darwin alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. A teoria contradiz a versão da Igreja sobre o surgimento do homem na Terra, por meio da obra de Deus.

O Ateísmo é praticado por pessoas que rejeitam ou não acreditam em uma crença específica, e nem em suas respectivas divindades. Estes indivíduos começaram a se identificar como ateus no século XVIII.

Atualmente ainda existem muitos autores que discutem sobre qual a forma mais apropriada de se classificar o ateísmo, e muitas propostas tem sido feitas para que seja possível definir as diferentes práticas dos ateus.

O termo "ateísmo" teve origem no século XVI, na França. Porém, desde a antiguidade clássica e o período védico já são documentadas praticas que hoje em dia seriam reconhecidas como ateístas.

Embora o Dia do Orgulho Ateu tenha sido criado em São Paulo, o lugar que possui o maior número de cidadãos "sem religião" no Brasil, é o Rio de Janeiro.

O jornalista Eliomar de Lima, um dos lidos do Ceará, publicou hoje em seu Blog manifestações de famosos, confira algumas delas:

Por simples senso comum, não acredito em Deus. Em nenhum. (Charles Chaplin, ator, diretor, produtor, dançarino, roteirista e músico britânico)

Para os peixinhos do aquário, quem troca a água é deus. (Mário Quintana, poeta e jornalista brasileiro)

Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível. (Albert Einstein, físico alemão)

A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento. (Charles Darwin, naturalista britânico)

O jornalista faz ainda referência a uma comunidade no Orkut dedicada ao Dia do Orgulho Ateu ressalta que “o importante é trazer o assunto à discussão, na sociedade e na imprensa. É termos um dia para refletirmos e fazermos refletir, para falarmos com amigos e lhes enviarmos mensagens de email, para sair do armário e parar de sentir vergonha, para lembrar que você não está sozinho e que existem pessoas como você lutando por um mundo melhor”.

Confira a postagem original do Eliomar de Lima:

http://blogdoeliomar.com.br/2011/02/12/hoje-e-dia-do-orgulho-ateu/



Um comentário:

  1. Nos Estados Unidos, 97% dos cientistas membros da Academia Nacional de Ciências são ateus. Enquanto apenas 3% da população carcerária são de ateus.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.