27 de fevereiro de 2012

Qualidade da Câmara dos Vereadores: A culpa também é sua

Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza - foto Genilson de Lima


O Jornal o Povo publica na edição de hoje uma excelente matéria sobre o processo de escolha dos parlamentares municipais.

A matéria deixa claro que a Câmara Municipal reflete o povo e seus critérios na hora de escolher seus representantes e comprove que na capital a maioria dos eleitores não lembra em quem votou e que não entendem bem a função constitucional do Vereador.

Em rápida enquete realizada na Praça do Ferreira quinta-feira, a maioria dos entrevistados pelo O POVO citou como missão do vereador trazer benfeitorias para o seu bairro. Por benfeitorias, entende-se: asfaltar as ruas, construir postos de saúde, escolas, creches. Atribuições que, na verdade, cabem ao Executivo Municipal, ou seja: à Prefeitura. “Então por que eles prometem se não é da alçada deles?”, questionou uma das eleitoras ouvidas pela reportagem.

A impressão do eleitor, por mais desinformado que seja, é resultado do discurso dos candidatos em tempos de campanha. “O papel do vereador é muitas vezes confundido. Às vezes há uma confusão, pela própria história do vereador, com o papel que ele exercia de líder comunitário”, explica o presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena (PT).

Ao mesmo tempo, vereadores endossam a tal percepção equivocada do eleitor ao incluir na lista de atribuições o papel de ser um elo entre o cidadão e o Executivo Municipal. “Eu mesmo tenho trabalhado como elo. A comunidade do Conjunto Palmeiras, por exemplo: ‘Vereador, estamos precisando de uma linha de ônibus’. O que eu fiz? Agendei com a comunidade e a Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza)”, disse o vereador, acrescentando que já articulou creche com o secretário de Educação e asfalto com a Secretaria Executiva Regional.

Neste ano, o eleitor se verá novamente diante da tarefa de escolher um candidato a vereador, a edição de hoje do O POVO tem o propósito de alertar sobre a importância de escolher bem o seu representante, pois você é também responsável pelo bom ou mau rendimento da produção do parlamento. 

Para isso, é fundamental entender o papel do parlamentar e observar se as promessas de campanha condizem ou não com a real atribuição dos eleitos.   

Um comentário:

  1. Muito grato por a justificativa,e essa reportagem de hoje é uma boa advertência para os eleitores.Em outubro teremos eleições e os vereadores são fundamentais para o processo eleitoral.Portanto cada eleitor procure cobrar de seu vereador uma postura digna,honesta,sem legislar com favoritismo,e votar projetos que realmente sejam bom para o município.Um grande abraço.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.