23 de fevereiro de 2012

Ceasa Cariri será inaugurada hoje

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da vinculada Ceasa, inaugura nesta quinta-feira (23/02), às 19 horas, mais uma unidade da Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa), a Ceasa Cariri. O equipamento recebeu investimento de aproximadamente R$ 11 milhões. Desse total, o Governo do Estado participou com 42,7%  do investimento, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com 45,7% e o Ministério do Desenvolvimento Agrário com 11,6%.

Localizada em Barbalha, a Ceasa Cariri atenderá ao produtor da região e suprirá em sua primeira etapa as necessidades de abastecimento de 33 municípios. A localização estratégica, à margem da rodovia que liga o município de Barbalha à Juazeiro do Norte, garante o abastecimento não apenas da Região, mas também de outros municípios cearenses e dos estados do Pernambuco, Bahia, Piauí e Paraíba.

Inicialmente, a expectativa é que sejam comercializadas 80 mil toneladas/ano no novo entreposto, cerca 32,6% abastecidos pela produção da própria região do Cariri, 31,2% das regiões irrigáveis dos estados vizinhos e 36,2% do mercado produtor de Juazeiro da Bahia. Para isso, quatro galpões – dois para comerciantes permanentes e dois para produtores ou comerciantes não permanentes – foram construídos em uma área de 8.815 m². Nos galpões para comercialização permanente, cinquenta boxes com áreas entre 30m² e 120m² serão entregues aos comerciantes. Já nas áreas não permanentes, 342 módulos de 4,8m² estão prontos para receber os permissionários.

Os produtores e comerciantes já instalados no atual mercado atacadista da Região devem ser os primeiros a ocupar as áreas de comercialização na Ceasa Cariri. O agricultor familiar é uma das prioridades da Centrais. Um dos galpões para comerciantes não permanentes atenderá a oferta de produtos da agricultura familiar. No mercado produtor local, podemos destacar a produção de banana, manga, maracujá, goiaba e pequi. Já na produção de hortaliças, a tomate, o pimentão, o feijão verde, o milho verde, a abóbora, o amendoim e as folhosas – alface, cebolinha e coentro – são destaques.

Além das áreas de comercialização de hortigranjeiros, um galpão de convivência com quatorze lojas de 28m² foi reservado para o comércio de atípicos e para os serviços bancários, telefônicos, internet, correios e loterias.

Com informações Assessoria de Imprensa CEASA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.