5 de julho de 2012

Camilo Santana, Francisco Pinheiro e Nelson Martins reassumem Secretarias

O governador Cid Gomes deu posse ontem (04/07), no Palácio da  Abolição, aos titulares das secretários estaduais do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins; das Cidades, Camilo Santana; e da Cultura, Francisco Pinheiro. Os secretários, que são deputados estaduais, se descompatibilizaram do cargo no início de junho, devido a exigência da Lei Eleitoral. 

A nomeação dos gestores aconteceu durante solenidade no Palácio da Abolição. “Hoje fazemos retorno de três quadros de importantes secretarias estaduais, que se descompatibilizaram por um breve período e agora retornam”, destacou o Governador.

Cid Gomes aproveitou a ocasião para destacar os trabalhos e ações que vem sendo realizados nas três secretarias, sob a gestão de Nelson Martins, Camilo Santana e Francisco Pinheiro. O Governador destacou que na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) estão sendo desenvolvidas ações especialmente voltadas para o combate e minimização dos efeitos da estiagem, entre elas ações emergenciais como a liberação do Garantia Safra; abastecimento de água nas comunidades rurais; prorrogação de débitos dos pequenos agricultores e disponibilização de sementes de milho abaixo do preço praticado no mercado.

Entre as ações estruturais, Cid Gomes destacou a o programa Água para Todos e as políticas de implantação de sistemas de abastecimento. “São projetos de uma grande área que devem ser tocados pela secretaria. Não tenho dúvidas da competência do Nelson Martins para isso”, ressaltou. Ele também anunciou que o Governo, através da SDA, deverá assinar em breve um dos maiores contratos com o Banco Mundial (BID) que beneficiará pequenos agricultores.

Sobre a secretaria das Cidades, ele lembrou a implantação de ações estruturais assumidas antes da descompatibilização de Camilo Santana e que agora retorna a gestão, como a inauguração do Projeto Cidades do Ceará; segunda etapa de ações de urbanização no Cariri; reurbanização de áreas na Capital como Rio Cocó e Dendê; entrega de conjuntos habitacionais e universalização do esgotamento sanitário de Fortaleza. “A Secretaria cabe também a execução da maior ação de urbanização do Brasil. 

O Projeto Maranguapinho vai realocar mais de 10 mil famílias que viviam em situação de ricos às margens do Rio Maranguapinho, revitalizar toda a margem do Rio e com uma Barragem conter as cheias nos períodos de chuva na Capital. Portanto são grandes ações a serem tocadas e o competente e jovem Camilo Santana retorna com esse objetivo”, destacou.

Ao falar das ações que serão geridas com o retorno de Francisco Pinheiro à pasta, Cid Gomes anunciou um novo plano na área que classificou como “Virada Cultural” e que, segundo ele, deve ser um projeto executado “a seis mãos”. “O Professor Pinheiro tem qualidades e habilidades extremas para liderar esse movimento”, comentou o Governador. Em nome dos três secretários, Nelson Martins agradeceu a confiança depositada pelo Governador na gerência das três secretarias. “São muitos desafios. O nosso dever de agradecimento é trabalhar o máximo possível”, finalizou o secretário.

A solenidade foi prestigiada por diversos secretários e diretores de órgãos estaduais, que na ocasião ouviram a convocação do Governador para reunião de avaliação do Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (MAPP) nos próximos dias 27 e 28 de julho. Segundo ele, durante o encontro será feita uma avaliação de todas as ações estruturais implantadas pelo executivo estadual durante o primeiro semestre de 2012. 

Estavam presentes na solenidade os secretários Mauro Filho (Fazenda), Izolda Cela (Educação) Gony Arruda (Esporte), René Barreira (Ciência e Tecnologia), Coronel Brasil (Casa Militar), Evandro Leitão (Trabalho e Desenvolvimento Social), Arruda Bastos (Saúde), Mariana Marques (Justiça), Bismarck Maia (Turismo), Ferruccio Feitosa (Copa), Paulo Henrique Lustosa (Meio Ambiente), Fernando Oliveira (Procuradoria Geral), Andréa Coelho (Defensoria Pública), Eugênio Rabelo (Adjunto das Cidades); o deputado estadual Professor Teodoro; e prefeitos.

Com informações Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.