2 de abril de 2013

A horta orgânica de João Bel

Horta orgânica de João Bel em Altaneira - foto Aderson Francisco

Batizada de Horta Dois Irmãos, a pequena horta do agricultor João Albino Neto, mais conhecido por João Bel, abastece 4 comerciantes altaneirenses, cerca de 40 famílias e a Escola Santa Tereza com produtos orgânicos, cultivado sem o uso de adubos químicos e agrotóxicos e em um sistema baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais.
A água utilizada para irrigação da horta vem da cacimba de Dona Moreninha que por muitos anos era usada por donas de casa altaneirenses para o uso domestico, mas foi abandonada quando regularizado o abastecimento de água na cidade.
João trabalha com sua esposa e filhos e na sua horta cultiva-se tomate, salsa, cebolinha, alface, brócolis, cebolinha, repolho e outras hortaliças que lhe assegura uma renda mensal em media de R$ 1.300,00 (mil e trezentos reais). Na horta também é cultivada frutíferas como mamão, banana, laranja e goiaba.
 
Além de usar vários resíduos que são reintegrados ao solo, como folhas, sobras de verduras, palhadas, João usa ainda carcaças de geladeiras velhas como depósitos improvisados de água a ser usada na irrigação da horta.

A rotação de culturas é utilizada como forma de preservar a fertilidade do solo e o equilíbrio dos nutrientes na pequena área de apenas uma tarefa e meia, parte dela cedida pelo aposentado Mundim Soares. Essa rotação contribui também para o controle de pragas, pois o cultivo das mesmas culturas nas mesmas áreas poderia resultar no aparecimento de doenças e infestações.

Outro ponto que favorece ao cultivo da horta orgânica é que a mesma situa-se próximo a uma de faixa de vegetação nativa, bem conservada que auxilia no controle de pragas, pois serve de refúgio para diversos pássaros e insetos benéficos que se alimentam de fungos ou organismos que sem seus inimigos naturais, poderiam aniquilar a plantação.

Como a fauna silvestre é preservada e a diversidade é essencial para o equilíbrio de varias espécies não se faz necessário o uso de agrotóxicos. A horta de João fica localizado no Sitio Poças há menos de meio quilometro do centro da cidade de Altaneira.

João Bel se prepara para fornecer hortaliças para merenda escolar das escolas municipais, na cota da agricultura familiar, mas não pretende ampliar a sua horta, pois não tem intenção de avançar na área de mata conservada.

“Estou muito satisfeito com a minha atividade, meu produto é valorizado e não gostaria de ampliar para não perder a qualidade. Só tenho que agradecer a todos os que acreditaram no nosso projeto e aquelas pessoas que compram o nosso produto que é cultivado com todo carinho, por isso é especial” disse João Bel.

Confira outras fotos da horta orgânica de João Bel e família:









Um comentário:

  1. Parabéns Sr. João Bel. As verduras, legumes e frutas provenientes do cultivo orgânico são muito mais saborosas e, logicamente, mais saudáveis para o nosso organismo. Luiz Antonio Mauro, Campinas, SP.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.