23 de outubro de 2012

Plácido Cidade Nuvens

Plácido Cidade Nuvens é considerado como um dos melhores reitores da Urca (Foto: arquivo pessoal)

Filho de Santana do Cariri, Plácido Cidade Nuvens nasceu em 23 de outubro de 1943, ex-prefeito de sua terra natal, o sociólogo também é professor aposentado da Universidade Regional do Cariri (URCA), da qual também foi Reitor.

Plácido graduou-se em filosofia pelo Seminário da Prainha em Fortaleza, obtendo bolsa para cursar teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde concluiu cursos de licenciatura e mestrado. Obteve, ainda, títulos de especialista em português superior pela Universidade de Lisboa, e de doutor em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino.

Em 1974 retorna ao Ceará e passa a trabalhar na Diocese do Crato, precisamente na Fundação Padre Ibiapina onde contribui na fundamentação filosófica e teológica a ação de Promoção Humana desenvolvida pela entidade. 

O professor Plácido trabalhou na Fundação durante dez anos, valorizando os talentos regionais e dando ampla divulgação as riquezas naturais. Um dos destaque deste período foi a publicação do livro “Cante lá que eu canto cá”, de Patativa do Assaré, em coedição com a Editora Vozes. O professor Plácido foi um dos maiores divulgadores do livro,  ultrapassar as fronteiras nacionais.

Em 1992 foi eleito prefeito do município cearense de Santana do Cariri para um mandato de seis anos 1983 a 1989. Na gestão municipal priorizou a Educação, mas o fato marcante de seu governo foi a criação do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, posteriormente doado à Universidade Regional do Cariri.

O então prefeito Plácido Cidade Nuvens anunciando a criação do Museu em 1985  (Foto: arquivo pessoal)

Na Universidade Regional do Cariri, além do ofício de professor, foi coordenador do curso de Direito e vice-reitor. Em 2007 foi empossado Reitor da URCA, após ser preterido em mandato anterior. Sua gestão durou até 2011 e é considerada uma das melhores da história da Universidade.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.