5 de junho de 2019

Haroldo Máximo toma posse no TRE-CE e elenca prioridades

Haroldo Máximo e Inácio Cortez Neto assumem o TRE-CE no biênio 2019-2021. (Foto: Fco Fontenele)
O desembargador Haroldo Máximo elencou as prioridades na gestão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para o biênio 2019-2021 ao tomar posse ontem (04/05) como presidente do órgão. O desembargador Inácio Cortez Neto assumiu a vice-presidência e a Corregedoria Regional Eleitoral.

Entre as ações que devem nortear a administração estão a criação de duas novas zonas eleitorais com especialização criminal, além do cadastramento biométrico de eleitores de todas as cidades cearenses e a preparação para as eleições municipais em 2020.

Máximo ressalta que a primeira medida a ser feita é a criação de duas zonas eleitorais com especialização criminal, ação que "visa combater os crimes de caixa dois e corrupção eleitoral quando forem conexos com as infrações penais comuns". O objetivo, explica o desembargador, é "agilizar o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu a competência da Justiça Eleitoral para julgar os crimes comuns anexos aos crimes eleitorais".

O TRE-CE deve começar a realizar ainda neste mês treinamento com magistrados e servidores voltado a crimes eleitorais. Embora sem precisar como será a logística para equipar as novas zonas, o desembargador garante que elas devem iniciar o funcionamento ainda este ano.

O cadastramento biométrico de todos os eleitores também deve ser concluído ainda este ano. Com 53% dos votantes da Capital já tendo feito a biometria, o Tribunal deve estender o atendimento, com novos postos e ampliação dos horários nos fins de semana. No Interior, a situação é mais tranquila, com cerca de 80% dos eleitores cadastrados.

A preparação para as eleições municipais em 2020 também deve ser uma das prioridades da nova gestão. "Nós vamos intensificar a fiscalização nas eleições, para dar lisura ao pleito. Isso é uma preocupação constante", complementa Inácio Cortez Neto.

Entres os desafios estão as notícias falsas em redes sociais, que tiveram grande impacto nas eleições de 2018. Segundo Cortez, cursos sobre o tema já estão sendo feitos com magistrados e membros do Ministério Público. "É difícil apurar, porque tem vezes tem provedor que está lá na Macedônia ou na Rússia. Mas dentro do possível nós vamos combater com eficiência", garante.

A solenidade de posse foi acompanhada por autoridades. Deputados estaduais, vereadores e membros do Judiciário estiveram presentes, além do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) e do governador Camilo Santana (PT). "O Tribunal é um dos órgãos importantes do processo democrático das eleições. É importante prestigiar", afirma o petista.

Ex-presidente do TRE-CE e atual vice-presidente do Tribunal de Justiça, Nailde Pinheiro considera que uma das marcas da sua gestão foi o fortalecimento da Escola Judiciária "não só com o viés do eleitor do futuro, mas também com um olhar especial para aquele jovem que pretende ser, um dia, político".

Além disso, a desembargadora cita a humanização na relação com os servidores e a capacitação desses profissionais como objetivos alcançados durante a sua gestão. "Eu (também) enfrentei grandes desafios no Tribunal Regional Eleitoral presidindo as eleições gerais e acompanhando direto a construção da nova sede", acrescenta.

Com informações portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.