20 de junho de 2019

Netflix lança documentário 'Democracia em Vertigem', sobre Brasil pré e pós-golpe de 2016


“Eu tinha 19 anos quando Lula foi eleito. Eu me lembro da euforia. Parecia um grande passo para nossa democracia. 20 milhões de pessoas saem da pobreza, a taxa de desemprego atinge o menor índice da história e o Brasil emerge como um dos protagonistas no cenário mundial. Para o suceder, ele escolhe Dilma Rousseff, que se torna nossa primeira presidente mulher. Parecia uma mudança de símbolos. Mas algo no nosso tecido social começa a mudar”.

É assim que é anunciado o documentário “Democracia em Vertigem”, de autoria de Petra Costa, diretora de filmes como “Elena” e “O Olmo e a Gaivota”

Petra Costa teve acesso aos bastidores dos processos que abalaram a democracia brasileira e culminaram na prisão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e eleição do político e ex-militar de extrema direita Jair Bolsonaro (PSL).

O filme, que foi lançado ontem (19/06) na plataforma de transmissão de vídeos Netflix, costura o passado da diretora, assim como seus relatos, com a democracia brasileira de 2002 até hoje, com filmagens exclusivas dos momentos que antecederam e sucederam o golpe de 2016 contra a presidente Dilma Rousseff (PT).

A diretora teve acesso aos bastidores dos processos que abalaram a democracia brasileira e culminaram na prisão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e eleição do político e ex-militar de extrema direita Jair Bolsonaro (PSL).

O documentário estreou em Sundance, nos EUA, em janeiro, e passou por diversos festivais desde então antes de chegar à plataforma de streaming.

Publicado originalmente no portal Opera Mundi


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.