14 de junho de 2019

Secretário de Governo foi duramente criticado na Câmara Municipal de Altaneira

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Felipe Silva)
Responsável pela articulação entre Executivo e Legislativo, o atual secretário municipal de Governo, Francisco Claudovino Nogueira Soares, popularmente conhecido por Deza, foi duramente criticado na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na última quarta-feira (12/06). A única defesa da atuação do secretário foi feita pela vereadora tucana, Zuleide Ferreira, antiga desafeta do ex-vereador.

A primeira crítica se deu logo na abertura da Sessão em virtude de comunicado de que o secretário não forneceu os documentos solicitados. O presidente da Câmara, vereador Professor Adeilton disse que considera grave a denúncia grave do secretário contra seu antecessor e que não justifica essa demora na entrega por parte do Secretário de Governo, pois em rede social anunciou que tinha essa documentação pronta e que poderia entregar a qualquer momento.

Iniciando o tema livre, o vereador Antônio Leite (PDT) afirmou que o secretário Deza Soares veio a Câmara na Sessão passada para se utilizar do passado para maquiar a situação dele. Lembrou que Deza era o maior fiscalizador e hoje esqueceu até o que é nepotismo, desvio de função e vem maquiar as falhas cometidas como “mal necessário”.

“O secretário comete falhas graves, inclusive como acúmulo de função indevida, ele sabe do que estou falando e que irá levar o caso ao conhecimento do Ministério Público”, disse.

O vereador Flávio Correia lamentou a falta de agradecimento do secretário de Governo. “Já fui eleitor, cabo eleitoral e hoje ele esquece alegando que somos traidores”.

Flávio alegou ainda que foram obrigados a abandonar a corrupção, que essa prática ainda persiste, que contaminou a Câmara, pois esta se ajoelhou diante das provas de corrupção.

Em aparte o vereador Antônio Leite informou que existe muitas corrupções ocorrendo no Executivo local e aproveitou para avisar que irá apresentar pedido abertura de uma CPI para investigar tais práticas.

Já vereadora Zuleide Ferreira disse que o ex-vereador e secretario Deza tem propriedade para discutir e falar em função de ter pertencido ao mesmo grupo político dos vereadores Antonio Leite e Flávio Correia e afirmou que quando Deza falou em “mal necessário” não estava se defendendo de acusações de corrupção apenas relacionou ao uso de empresa laranja em outra gestão.

“Acho que era mais justo esse momento de fala naquele exato momento, depois que passa fica tudo mais vago e acaba colocando a população contra um e contra outro”, disse a vereadora.

O Presidente da Casa vereador Professor Adeilton foi o último a falar e reforçou as críticas ao secretário de Governo. “O semblante do ex-Vereador já fala por si só”.

Adeilton disse que “Pelo histórico de luta, de denunciador, de combatente da corrupção e das infrações administrativos, a posição que ocupa hoje, sendo obrigado a desqualificar o discurso dos parlamentares que estão realizando denúncias graves de corrupção, Deza está desconstruindo um passado positivo, está enterrando sua história”.

Adeilton ainda defendeu os vereadores Antonio Leite e Flávio Correi argumentando que se os vereadores “no passado cometeram coisas erradas e hoje buscam consertar e avançam nas posições é diferente de quem antes era símbolo de moralidade e hoje passou a ser conivente com as irregularidades”.

Por fim Adeilton disse que ouvir a justificativa de que os erros e desrespeitos as leis são “maus necessários”, é extremamente lamentável e que as posições que ele vem se obrigando a tomar tem desconstruído todos um passado.

“O mal deve ser combatido e não ser encarado como necessário”, finalizou o presidente.

Até o fechamento desta postagem o secretário Deza não havia se manifestado sobre as críticas dos parlamentares.

A Sessão Câmara Municipal de Altaneira é transmitida em tempo real na sua página na rede social Facebook.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.