17 de junho de 2019

Jornalista denuncia ação de robôs comandada por Carlos Bolsonaro contra Greenwald


O jornalista Ivan Freitas (@Ivan no Twitter) publicou em seu Twitter ontem (16/06) vídeo de cerca de um minuto que demonstra a ação realizada por robôs para fazer subir a hashtag #ShowdoPavão, em referência a uma conta suspeita que trazia denúncias contra o editor fundador do The Intercept Brasil, Glenn Greenwald. 

O ataque teria sido orquestrado por Carlos Bolsonaro.

Através de uma análise de quantas postagens por segundo eram feitas com o termo que fazia referência à conta Pavão Misterioso, supostamente derrubada pelo Twitter, que trazia uma série de acusações fakes contra Greenwald (falava-se em transações em bitcoins para Jean Willys e para um hacker israelense), o jornalista evidenciou a atuação de robôs na divulgação da hashtag, que em poucos minutos alcançou a lista dos assuntos mais comentados do Twitter.

Ivan ainda coloca em evidência referências a Carlos Bolsonaro, o responsável pela arquitetura das redes sociais bolsonaristas. O filho do presidente da República parece ter orquestrado a ação dos robôs com o objetivo de atacar o jornalista do The Intercept.

Em uma de suas mensagens no microblog o jornalista indaga "Quem está por trás disso há mais de uma semana?", ao tempo que compartilha o perfil de Felipe G. Martins Assessor Especial da Presidência, e, a uma postagem com o título "Carlos Bolsonaro já falava em "pavão" há mais de uma semana". Clique e confira: pic.twitter.com/VdLNaTCQry

Após a divulgação do vídeo, usuários cobraram do Twitter uma ação mais efetiva contra a atuação de robôs.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.