9 de fevereiro de 2020

Apenas 4 partidos tem órgãos diretivos vigentes em Altaneira


Em comentário a postagem “Direção Nacional do PT veta alianças nas eleições municipais com DEM, PSDB e extrema direita” o professor e blogueiro Nicolau Neto lembrou que em Altaneira ficam fora do arco de aliança, o MDB, o PSDB, o PRP, partidos do Devaldo Nogueira e das vereadoras Zuleide Ferreira e Alice Gonçalves, respectivamente. Os três parlamentares foram eleitos na oposição, mas atualmente apoiam o prefeito municipal Dariomar Rodrigues (PT).

Nicolau reforça que a tendência seria a migração dos ex-adversários do prefeito para o PT ou PCdoB, o blogueiro aponta ainda o PSB, partido que elegeu duas vezes o ex-prefeito Delvamberto Soares como alternativa para os dissidentes da oposição.

Ocorre que outro problema surge além das conjuturas políticas, a burocracia partidária. Uma simples análise ao Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) constata-se que os três partidos não estão com seus órgãos dirigentes vigentes em Altaneira.

O PT até elegeu seu Diretório Municipal no ano passado, mas ainda não foi registrado, já o PCdoB encontra-se irregular desde o ano de 2017 e o PSD desde 2016 quando Delvamberto deixou o partido para se filiar ao Pros, também irregular.

No sistema do TSE apenas PDT, PODEMOS, PSDB e PSD estão com órgãos diretivos vigentes em Altaneira, mas somente o PDT registrou o seu Diretório Municipal, os demais são registrados apenas como Comissão Provisória.

Além dos parlamentares que aderiram ao prefeito, também devem migrar para outro partidos os suplentes de vereador Genival Ponciano e Antonio Henrique e o vereador Deza Soares, o primeiro é filiado ao PTB e os dois últimos ao Solidariedade, a tendência do Solidariedade é apoiar o candidato de oposição.

Os partidos devem se regularizar até o final deste mês, pois em março abre janela partidária para filiação dos parlamentares sem riscos de perda do mandato.

Se as eleições fossem hoje apenas PDT, PODEMOS, PSDB e PSD poderiam lançar candidatos, pois a regularidade partidária é um dos requisitos para que o partido possa participar eleições.

Confira a relação dos partidos que já teve órgãos registrados em Altaneira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.