1 de outubro de 2020

Prefeito de Fortaleza anuncia que aulas presenciais da rede municipal não retornarão em 2020

 

Roberto Claudio fez o anúncio em entrevista coletiva (Foto: Francisco Fontenele)

As aulas na rede municipal de educação de Fortaleza não retornarão ao sistema presencial em 2020. Os 231 mil alunos que compõem a rede continuarão em ensino remoto como medida de segurança sanitária para evitar o contágio da Covid-19, afirmou o prefeito Roberto Cláudio (PDT) em coletiva na tarde de ontem, 30. A informação foi antecipada pelo jornal O POVO na última sexta-feira (25/09). Para dar continuidade ao ensino à distância, a Município disponibilizará chip com pacote de dados a todos os alunos, professores e gestores escolares. Além disso, 20 mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) receberão tablets. Ambos serão entregues até o final de outubro.

RC frisou que o retorno das aulas presenciais poderia representar risco à saúde de alunos e trabalhadores da educação. A medida de acesso à internet, segundo ele, visa garantir que as aulas remotas aconteçam "de forma democrática e inclusiva para todos". Cada aluno e professor receberá chip pré-pago com a garantia de 20 gigabytes por mês. "Há uma preocupação mais sensível para esses alunos que estão terminando um ciclo. O EJA e, em especial, o 9º ano, com mais de 16 mil alunos", destaca Roberto Cláudio.

A ênfase nessa etapa de ensino se dá porque "a evasão, muitas vezes, começa a se agravar na transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio". Chip com pacote de dados e tablets funcionarão por meio de cessão. Também serão entregues pela pasta kits de alimentação para todos os 231 mil alunos, com o objetivo de "garantir segurança alimentar".

Conforme titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), todos os estudantes terão ano letivo concluído. "Como a gente não parou as atividades, o calendário está totalmente regular. A gente tem um nível de interação dos alunos e busca ativa muito forte com média de 97% de frequência", frisa. 

"Vamos trabalhar um plano para que a gente possa recuperar ao máximo os conteúdos e a aprendizagem de cada etapa. Estamos iniciando para os alunos do 9º ano também o período complementar no ensino remoto. Cerca de 7 mil alunos dos 16 mil matriculados com essa oportunidade de ensino remoto também no contra-turno", acrescenta Dalila Saldanha.

De acordo com a secretária, 50 das 582 unidades escolares da rede ainda não tiveram adaptação da estrutura finalizada. Mais de 90% do parque escolar já foi preparado com abertura de espaços para maior circulação do ar, instalação de lavatórios e área de desinfecção de calçados. A pasta está em processo de finalização de aquisição dos Equipamento de Proteção Individual (EPIs). Segundo ela, foi desenvolvido protocolo de testagem e monitoramento dos casos a serem aplicados quando ensino presencial retornar. Monitoramento com rastreamento de novos casos está sendo realizado para profissionais que já retornaram para o trabalho presencial na secretaria e para o ensino privado.

Embora o ensino presencial na rede pública esteja autorizado a partir de hoje — por meio de decreto publicado no último dia 20 —, o Governo do Ceará anunciou que o retorno desta modalidade na rede estadual não ocorrerá nesta quinta.

Conforme a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), só retornarão às atividades presenciais as escolas que apresentem infraestrutura adequada, possuam EPIs para alunos e funcionários e estejam aptas quanto ao cumprimento das normas de segurança sanitária estabelecidas. Todos os profissionais precisam ter realizado o exame para Covid-19. "Entretanto, sem data de previsão", informou a pasta.

Regras para volta às salas de aula

- Adaptar horários de entrada, saída e intervalos para evitar aglomerações

- Medir a temperatura, no momento da entrada, de todas as pessoas que chegarem na instituição

- Estruturar sistema obrigatórios de higienização de mãos com álcool em gel 70% e calçados em soluções sanitizantes

- Reorganizar turmas para garantir que os alunos possam ser acomodados com distância igual ou superior a 1,5 m entre si

- Adaptar bebedouros para somente encher garrafas pessoais

- As cantinas de instituições privadas deverão permanecer fechadas

- Refeições deverão ser feitas dentro da sala de aula ou com uso escalonado do refeitório

- A instituição de ensino deve conferir se a carteira de vacina dos alunos e profissionais está atualizada

- Todos os membros da equipe serão convidados a fazer teste de Covid-19 nos dias anteriores ao 1º dia de aula

- Promover o isolamento imediato de qualquer pessoa que apresente sintomas da covid-19

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Brasil volta a registrar mais de mil mortes pelo novo coronavírus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.