25 de outubro de 2020

CoronaVac: Anvisa libera importação de 6 milhões de doses da vacina

 

A liberação da ANVISA veio depois que o presidente cancelou o protocolo de intenção de compra da vacina (Foto: Vítor Mendonça)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) usou as rede sociais na tarde de ontem (24/10) para agradecer à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela liberação da compra inicial de 6 milhões de doses da CoronaVac, vacina em desenvolvimento com a parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac. Doria utilizou a frase do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, quando da assinatura do acordo intenção de compra desautorizado no dia seguinte por Bolsonaro: "Será a vacina do Brasil".

"Agradeço a postura coerente e autônoma da Anvisa, ao liberar compra inicial de 6 milhões de doses da Coronavac. Reforçamos a importância da liberação de insumos para a produção das outras 40 milhões de doses. A Coronavac será produzida em São Paulo, no Butantan. Será a vacina do Brasil", escreveu o tucano.

Responsável por produzir a vacina em território nacional, o Butantan aguarda, ainda, liberação para importar a matéria-prima da vacina, suficiente para fabricar mais 40 milhões de doses. Isso porque a Anvisa desmembrou o pedido de importação do Butantan. O governador paulista também cobrou a liberação dos insumos.

Na última quarta-feira, em queda de braço com o tucano, o presidente Jair Bolsonaro desautorizou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e cancelou o protocolo de intenção de compra de 46 milhões de doses da vacina. Bolsonaro foi enfático em dizer que a imunização em questão não será comprada e que “o povo não será cobaia de ninguém”.

Em uma entrevista à Jovem Pan, Bolsonaro declarou também que o imunizante desenvolvido pela Sinovac, não será comprado pelo governo, ainda que venha a possuir a autorização da Anvisa.

O chefe do Executivo alegou que existe um "descrédito muito grande" em relação à vacina, escancarando também seu lado ideológico que defende que o vírus foi fabricado pela China. “A China, lamentavelmente, já existe um descrédito muito grande por parte da população, até porque, como muitos dizem, esse vírus teria nascido por lá”, apontou.

Coincidentemente, a Sinovac foi a primeira do mundo a obter autorização para produzir vacinas contra a h1n1, em dose única, em 2009, e opera há 27 anos no mercado internacional.

Ontem, no final da tarde, a Anvisa autorizou a importação de seis milhões de doses do imunizante produzida pelo laboratório chinês Sinovac, a pedido do Instituto Butantan. No mesmo dia, o governo de São Paulo anunciou a criação de seis novos centros para a realização de testes da CoronaVac em voluntários.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

 

Bolsonaro diz que não comprará vacina chinesa, mesmo se aprovada pela Anvisa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.