26 de março de 2024

60% dos municípios cearenses ainda não atingiram as chuvas esperadas

Maior volume de chuvas no estado do Ceará foi registrado em Fortaleza, com 68 milímetros detectados no posto pluviométrico do bairro Caça e Pesca (Foto: Samuel Setubal)

Dos 184 municípios do Ceará, 60% (111) ainda não atingiram a média de chuvas esperada para março. Faltando seis dias para o fim do mês, 73 cidades tiveram precipitações acima ou dentro do normal geralmente observado no período. Os dados preliminares são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O município que teve a maior quantidade de chuvas além do esperado foi Barroquinha. Na cidade do Litoral Norte, choveu 583,1 milímetros (mm), mais que o dobro do normal para o mês de março, 285,5 mm.

Já o local com maior desvio negativo — porcentagem abaixo da média — foi Varjota, localizada na região de Ibiapaba. Com normal de 207,4 mm em março, o município só registra 20 mm de chuva, ficando 90,4% abaixo da média.

Fortaleza apresenta chuvas 24,6% acima da normalidade. Conforme a Funceme, é esperado 319,1 mm em março e a Capital acumulou 398,3 mm até o dia 25 deste mês. Em 2023, o resultado total do mês foi parecido: 22,4% acima da média.

Dentre as oito macrorregiões em que são divididos os dados da Funceme, apenas três chegaram à média de milímetros observados em março: Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e Litoral Norte.

Em Ibiapaba, no entanto, choveu 38,5% a menos do que era esperado para o mês. No Sertão Central e Inhamuns, o desvio negativo está em 31,3%. Em 2023, todas as macrorregiões tiveram chuvas acima ou dentro da média.

Seguindo um fim de semana e um feriado chuvosos, a terça-feira, 26, continua tendo previsão de nebulosidade e precipitações em todo o Estado, variando de fracas a moderadas. A chuva deve ter caráter passageiro também, de acordo com a Funceme.

Com informações portal O Povo +

Leia também:

Quadra chuvosa: sobe para  25 o número de açudes sangrando no Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.