7 de março de 2024

Lula recebe presidente da Espanha para discutir reforma da governança global e futuro do acordo Mercosul-UE

Pedro Sánchez e Lula após entrevista coletiva no Planalto (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta quarta-feira (06/03) o presidente de Governo da Espanha, Pedro Sánchez, para uma reunião no Palácio do Planalto. Os dois conversam nesta manhã sobre as relações bilaterais, reforma da governança global e as guerras em andamento no mundo, além do futuro do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

Sánchez foi recebido com honras militares no Planalto e chegou em carro escoltado pelos Dragões da Independência. Ele subiu a rampa do Palácio e cumprimentou Lula no topo. Logo depois, foram executados os hinos da Espanha e do Brasil. Em seguida, o petista e Sánchez tiraram a foto oficial do encontro, e assistiram ao desfile do Batalhão da Guarda Presidencial.

Após o encontro o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que Brasil e Espanha enfrentam extremismo, discurso de ódio e notícias falsas. Ele defendeu também que é preciso unir os democratas do mundo para combater esse discurso, e que os dois países vão cooperar para procurar soluções para combater a disseminação de notícias falsas.

“É motivo de grande alegria receber o presidente de Governo da Espanha, Pedro Sánchez, e retribuir a calorosa acolhida que ele nos ofereceu na visita à Madri em abril do ano passado”, declarou Lula no início de seu discurso. A Espanha foi o primeiro país europeu que o mandatário brasileiro visitou em seu terceiro mandato. Lula citou ainda que seu governo e o espanhol têm uma série de similaridades.

“[Ambos] enfrentam extremismo, a negação da política e o discurso de ódio, alimentados por notícias falsas. Nossa experiência de enfrentamento da extrema-direita, que atua de forma coordenada em todo o mundo, nos ensina que é preciso unir todos os democratas”, afirmou ainda o presidente. Ele destacou que Brasil e Espanha enfrentaram recentemente episódios de racismo e xenofobia.

Lula, Sanchéz e autoridades dos dois governos assinaram, após o encontro, uma série de acordos de cooperação em áreas como as comunicações, ciência e saúde. Entre os temas discutidos no encontro estão também o acordo entre União Europeia e Mercosul e as guerras entre Rússia e Ucrânia e entre Israel e o grupo extremista Hamas, na Faixa de Gaza.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

Presidente da Espanha visita Congresso e destaca relação "excelente" com Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.