8 de março de 2024

A voz está com E.L.A.S, por Catalina Leite

Cinco mulheres debatem sobre suas experiências com a maternidade, o trabalho, o amor, o corpo e a menopausa (Foto: Reprodução/Facebook)

Séculos de luta feminista nos ajudaram a perceber a impossibilidade de falar por todas as mulheres. A compreensão da interseccionalidade do ser-mulher nos coloca em uma ambiguidade tênue entre a experiência universal de dores e felicidades do feminino e a singularidade de vivências ramificadas em raça, etnia, religiosidade, nacionalidade, sexualidade e tantas outras possibilidades da existência humana.

Por isso, o especial E.L.A.S assume a postura do infindável e propõe: não conseguimos falar por ou com todas, mas temos o privilégio de criar um espaço de diálogo em que todas são bem-vindas. Neste Dia Internacional da Mulher, 8 de março, reunimos destaques das cinco entrevistas, publicadas na íntegra na plataforma O POVO (mais.opovo.com.br). Cinco mulheres foram convidadas a falar sobre maternidade, trabalho, amor, corpo e menopausa, na tentativa de apresentar essas experiências como ponto de partida para um debate embasado por dados, empatia, compreensão e verdadeira reflexão sobre o viver da outra.

No conteúdo online, as entrevistas são acompanhadas de artigos de opinião (três em cada episódio), dados relacionados ao tema e o convite desejoso de adesão das leitoras para a nossa ágora digital, a partir de enquetes e o uso da área de comentários das reportagens.

Esta temporada expande-se da primeira, na qual a temática principal foi a liberdade de envelhecer, para abraçar vozes sobre outras questões pertinentes à existência feminina (e humana). A produção do E.L.A.S é totalmente feminina: concebido pela editora do OP , Regina Ribeiro, e coordenado por ela ao lado da editora do OP Fátima Sudário. 

Mais do que uma boa leitura, desejamos um ótimo diálogo para nós!

Publicado originalmente no portal O Povo +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.