25 de março de 2024

Racha no PT gera disputa no Ceará

A filiação de Ilo Neto em Iguatu e o apoio a Roberto Pessoa em Maracanaú deve provocar desfiliações no partido (Foto: Reprodução/Facebook)

A definição de pré-candidaturas em cidades do interior cearense e na Região Metropolitana de Fortaleza abriu uma crise no PT. Em ao menos dois municípios, a corrida eleitoral está conflagrada. O caso extremo é o de Iguatu, no centro-sul do estado, onde o empresário Sá Vilarouca anunciou desfiliação do partido, do qual é um dos fundadores, depois de ter sido preterido no processo interno.

Nome escolhido pela executiva local para concorrer à Prefeitura, Sá mantém sua intenção de postular o Executivo municipal, mas por outra sigla. A razão por trás da saída do então filiado foi a entrada do adversário Ilo Neto nas fileiras do PT, confirmada à coluna pelo dirigente estadual da agremiação, Antonio Conin Filho.

À coluna, Sá Vilarouca declarou que de fato vai desembarcar do PT. "Estou decidido a deixar o partido, um grupo importante de filiados vai deixar o partido. Óbvio que lamentamos profundamente essa mudança", disse.

Ainda segundo ele, a decisão de filiar Ilo Neto ao PT é "desrespeito frontal e no mínimo uma indelicadeza porque não houve nenhum tipo de negociação ou conversa". Sá atribuiu a "manobra" à ação de lideranças do partido no Ceará.

"Claramente houve interferência do Governo, do senador e ministro (Camilo) e finalmente vimos que o deputado Guimarães também tomou partido. Não posso dizer que isso é iniciativa de uma única liderança", desabafou.

Apesar do revés, o empresário está decidido a seguir na briga. "Vamos manter a pré-candidatura por outra legenda, estamos definindo isso com calma. Estamos dialogando com PSB, PDT e outros partidos", respondeu.

Em Maracanaú, a dinâmica eleitoral também esquentou. Lá, o PT resolveu apoiar a recondução de Roberto Pessoa (União). À frente da direção estadual, Conin declarou à coluna que "a gente tem por ele um grande respeito".

"Inclusive votou em Lula no 2º turno, estive lá e fizemos campanha junto. O Roberto é um democrata, a gente tem ele nessa conta", acrescentou. Deputado estadual petista, Júlio Cesar Filho é pré-candidato no município.

No PT de Fortaleza, o prazo para inscrição de chapas para o encontro de definição de candidatura se encerra na quarta, 27. A escolha de delegados está prevista para 7 de abril e a votação do nome para a disputa eleitoral, 21/4. Internamente, a tendência é de afunilamento de grupos de Luizianne Lins e Evandro Leitão.

O PT realizou plenária para anúncio de 23 pré-candidaturas de prefeitos e prefeitas no Cariri, mas até o fechamento desta postagem o partido ainda não havia publicada a relação dos municípios.

Com informações portal O Povo +

Leia também:

Argentinos marcham pela memória da ditadura, contestada pelo governo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.