22 de março de 2012

Empresas que exploram petróleo devem agir com responsabilidade, afirma Dilma

Dilma Rousseff durante a cerimônia de posse da diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard - foto Roberto Stuckert Filho


A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (21), durante a cerimônia de posse da diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, que as empresas que exploram petróleo no Brasil têm que cumprir os protocolos de segurança a fim de garantir a preservação ambiental.

    “As empresas que aqui vierem se instalar, bem como as empresas que já estão aqui, elas devem saber que protocolos de segurança existem para serem cumpridos, todas as empresas, sem exceção. Nesta questão não há exceções. É necessário ficar dentro dos limites de segurança e algumas vezes abaixo dos limites de segurança, nunca pressioná-los e jamais ultrapassá-los. As empresas, e a ANP tem um papel crucial nisso, devem agir com responsabilidade e ter ações concretas para garantir a segurança operacional e a preservação ambiental”.

De acordo com a presidenta, é responsabilidade da ANP cobrar das empresas o cumprimento das normas de segurança para evitar desastres ambientais.

    “Todos sabemos que cabe à ANP fiscalizar acidentes de imperícia, de desrespeito às normas de segurança e parabenizamos à ANP pelo que tem feito até agora”.

A respeito da regulação do setor de exploração de petróleo, a presidenta afirmou que trabalhará para que os compromissos sejam cumpridos.

    “Trabalharemos cotidianamente para construir um país em que se respeitem os compromissos, em que se cumpre a palavra empenhada e sobretudo em que se honra a assinatura aplicada em um documento.É por isso que para nós respeitar as regras estabelecidas é fundamental. A ANP, agora presidida pela Magda Chambriard, tem o importantíssimo papel de fazer valer os acordos, as regras e as melhores práticas em um setor fundamental para o nosso país”, disse.

Dilma elogiou a indicação de Magda Chambriard e disse ser importante que tanto a ANP quanto a Petrobras sejam presididas por mulheres.

    “Queria dizer para vocês que considero muito importante para o Brasil e para as mulheres brasileiras, constatar que mulheres brasileiras por mérito e profissionalismo chegam a postos importantes em uma indústria que tradicionalmente é integrada por homens (…) eu saúdo nesse momento a doutora Magda Chambriard pelo seus méritos e profissionalismo e acredito que é um símbolo para as mulheres brasileiras o fato de que a maior empresa de petróleo do Brasil, a Petrobras, e a Agência Nacional do Petróleo, sejam presididas pela Maria das Graças Foster e pela Magda Chambriard”.

Com informações Blog do Planalto