4 de junho de 2012

Elmano será o candidato do PT em Fortaleza

Com a definição do nome do secretário municipal de Educação, Elmano de Freitas, para disputa do PT em Fortaleza, a prefeita Luizianne Lins (PT) e o governador Cid Gomes (PSB) tomam café da manhã juntos, hoje, para decidirem o rumo da aliança entre PT e PSB na Capital. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, também participa. Na noite de ontem, Rui e o deputado José Guimarães estiveram em Sobral com o governador, mas segundo o parlamentar, a conversa deverá ser aprofundada hoje.

Uma das estratégias que poderá ser utilizada pelo PT para angariar o apoio do governador é a de que, como em 2012 coube ao PT a escolha do nome da aliança para a prefeitura, caberá ao governador, em 2014 a escolha do nome do PSB para a sucessão ao Governo do Estado, com o poio do PT. “É natural que em 2014 o governador lidere o processo, assim como foi com Luizianne esse ano”, afirmou Elmano. Falcão, durante discurso, também afirmou que o PT apoiaria o candidato do PSB nas próximas eleições estaduais, se Cid mantiver aliança em torno do nome de Elmano.

Luizianne aposta no apoio do governador, já que, segundo ela, “o PT cedeu em muitos locais do Brasil para apoiar o candidato do PSB, como em Belo Horizonte”. “A gente espera que também, agora, seja o momento de o PSB fazer esse gesto em relação ao PT”, completou a prefeita.

Elmano foi escolhido pela maioria dos delegados presentes ao encontro municipal de ontem. O único adversário do pré-candidato a ir até o fim na disputa foi o deputado federal Artur Bruno, que recebeu poucos votos. Com isso, a prefeita sai fortalecida no partido para o encontro de hoje com Cid Gomes. Coube a ela, costurar a unidade no PT em torno de Elmano. Na noite de sábado, as pré-candidaturas do vereador Guilherme Sampaio e do secretário das Cidades, Camilo Santana, foram retiradas a pedido de Luizianne.

Antes da escolha, os delegados também votaram pela definição do candidato no dia do encontro, rejeitando, assim, a opção de delegar a tarefa à direção do partido. Depois de escolhido, Elmano defendeu o papel da militância na sua futura campanha. “Eles diziam em 2008, como dizem agora, que tinha avaliação do governo de lá e para cá, que tem pesquisa para lá e cá, que nós não ganharíamos a eleição em 2008. Pois eles vão lembrar que nós ganhamos com essa militância”, disse Elmano em seu discurso.

O Escolhido

Elmano de Freitas, 42, é o atual secretário da Educação de Fortaleza e advogado formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Está no PT desde 1989, sendo o único partido ao qual foi filiado.


Começou sua trajetória política aos 15 anos, nos movimentos sociais da Igreja, em Baturité. Desde 2008 integra a atual gestão da prefeita Luizianne Lins. Durante muito tempo esteve à frente da pasta do Orçamento Participativo.

Foi ainda coordenador da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (Renap), de 2001 a 2009, e advogou em Brasília para movimentos sociais, como a Pastoral da Terra.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.