16 de junho de 2012

CEVEMA, a revenda FIAT do Cariri

Os lançamento da Fiat em exposição na CEVEMA em Juazeiro do Norte - foto Divulgação/Facebook

A CEVEMA é uma das primeiras revendas da marca FIAT no Brasil, foi fundada em 16 de junho de 1977, apenas um após a inauguração das instalações da montadora em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Fundada pelo empresário José de Sá e Sousa com o nome de Ceará Veículos, Máquina e Acessórios Ltda., a empresa foi comprada pelos irmãos Evandro Alencar (médico) e Tadeu Alencar (oficial do Exército) em 1980.

Evandro decide de afastar da empresa em 1983. Com apoio de sua esposa Luiziane Monteiro de Alencar, Tadeu investe todas suas posses na CEVEMA. O resultado aparece em menos de uma década. Em 1992 a empresa da família Alencar se tornou líder de vendas de automóveis na região Sul do Ceará, mantendo esta liderança até os dias atuais.

Em 2000, mais uma grande conquista do empresário Tadeu Alencar, a CEVEMA ganha a revenda da Ducato e logo se destaca como a maior revendedora do modelo a nível nacional.

Em 2009 Tadeu Alencar, assessorado pelos filhos, funda o Instituto os Anjos Solidários – Cevema, para promoção de ações assistenciais nas áreas de saúde, direito humanos, orientação profissional, prevenção às drogas e alcoolismo, dentre outras.

Tadeu Alencar, esposa e filha em Ação Social dos Anjos Solidários - foto Macário Batista

No ano passado em matéria do jornal Diário do Nordeste sobre o crescimento de revendas de veículos no Cariri Tadeu Alencar afirmou que um dos grandes benefícios que possibilitou essa ampliação do mercado foi a política de financiamentos, mas que a tendência é haver uma estabilização nesse processo de crescimento e destacou a força do mercado juazeirense, com a inestimável contribuição da filosofia de crescimento implantada pelo Padre Cícero.

Este blogueiro também conversou com Tadeu Alencar na lanchonete da CEVEMA, na semana passada, Tadeu confirmou as informações e também falou sobre o crescimento econômico-social da região do Cariri, afirmando que sua empresa tem uma boa parcela nesse crescimento regional.

Tadeu lembrou que a CEVEMA tem cliente de quase todas as classes sociais, mas destacou os vendedores, representantes comerciais e trabalhadores do transporte alternativo e ressaltou que sua marca será sempre o “respeito pela qualidade dos produtos que disponibiliza no mercado, zelando acima de tudo pela imagem da montadora e indústrias que representa e acompanhando de perto o pós-venda, para garantir a satisfação e bem-estar dos clientes.

Esta é visão empresarial do menino pobre do Araripe, que adquiriu experiência no Exército brasileiro e garantiu seu espaço em um dos mercado mais competitivo, mas que nunca perdeu a humildade.

Fachada da Cevema no início da década de 1988 - foto arquivo pessoal da família

Leia também:

Fiat, a líder de vendas de automóveis no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.