16 de junho de 2012

Qual é o país com mais ateus no mundo?

Uma pesquisa do sociólogo norte-americano Phil Zuckerman publicada na revista Mundo Estranho responde a indagação do título. Segundo dados publicados na Suécia 85% da população não tem nenhuma crença ou não acredita em nenhum deus.

No trabalho “Ateísmo: Taxas e Padrões Contemporâneos”, o sociólogo lembra que os suecos aprendem sobre cada uma das religiões na escola e são livres para escolher seguir ou não uma delas. E isso se repete na maioria dos países com alto índice de ateísmo.

O estudo engloba ateus, agnósticos e não-crentes em deus ou deuses e o ranking é baseado na porcentagem populacional de cada país. Enquanto os ateus negam a existência de deuses, os agnósticos garantem não ser possível provar a existência divina.

Um levantamento da ONU aponta que países com boa taxa de alfabetização tendem a ser mais descrentes. Ateus já são 749,2 milhões ou seja 11% da população mundial.

A Dinamarca, com 5,4 milhões de habitantes tem 80% da população de ateus e a Noruega tem 72% dos seus 4,5 milhões ateus.

Em números absolutos a China é o País onde vivem mais pessoas sem crença. São 181,8 milhões de chineses são ateus. A China ocupa o 36º lugar no ranking de países com mais percentual de ateus (14%).

O Japão com 82 milhões de ateu é o segundo país com mais ateus, Rússia (69 milhões), Vietnã (66 milhões), Alemanha (40 milhões) são os cinco pais com maior população ateia em números absolutos.

Com informações Revista Mundo Estranho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.