27 de junho de 2012

Escolas cearenses receberão 16 mil bolas confeccionadas por detentos


O Ministério do Esporte do Brasil e a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará entregaram 16 mil bolas para escolas públicas de 114 municípios do Ceará. O montante é resultado do projeto Pintando a Liberdade, onde 100 presos do sistema penitenciário cearense produzem diariamente bolas de basquete, handball, futsal, futebol de campo e vôlei para serem utilizadas pelas crianças e jovens das escolas municipais.

A solenidade será hoje (27/06) às 14 horas, no auditório da Secretaria do Esporte do Ceará (Avenida Plácido Castelo, 2775 - Castelão) e contará com a presença do secretário nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social do Ministério do Esporte, almirante Afonso Barbosa, da secretária de Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, e do secretário do Esporte do Ceará, Gony Arruda.

O projeto Pintando a Liberdade no Ceará está centralizado na Penitenciária Regional do Cariri, que distribui material para as Casas de Privação Provisória II e II, em Itaitinga e para a Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, envolvendo 100 presos no trabalho manual de cada item. Os apenados que integram o projeto são capacitados para costura, serigrafia e trabalho com couro. Além de aprender um ofício, os detentos recebem um salário para ajudar nas despesas familiares. O valor é definido de acordo com quantidade de material que produzir no decorrer do mês. De acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), para cada três (3) dias trabalhados, o preso tem remição de um (1) dia em sua pena.

As escolas municipais foram convocadas por meio de comunicado da Sejus às prefeituras, que disponibilizaram dados relativos às atividades educacionais e responderam positivamente ao recebimento do material. Assim, 114 municípios cearenses serão contemplados com 100, 200 e 400 bolas, respeitando proporcionalmente à população atendida.

O Programa Pintando a Liberdade trabalha em todo o Brasil na produção de artigos esportivos e na ressocialização dos internos do sistema penitenciário brasileiro. Implantado no sistema penitenciário cearense em 2007, o Pintando a Liberdade entregará em 2012, 25 mil itens, dos quais 16 mil bolas são entregues no dia 27 de junho.

No País, o projeto do Ministério do Esporte tem parceria do Ministério da Justiça e já atendeu mais de 12 milhões de crianças com artigos esportivos para serem utilizadas nas atividades escolares. Criado em outubro de 1997, o programa tem a finalidade de ensinar aos presos um novo ofício e suprir a carência de materiais esportivos nas escolas públicas.

Com informações Assessoria de Comunicação da Sejus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.