12 de junho de 2012

Brasil é exemplo ao combinar proteção da natureza e crescimento econômico, afirma Dilma

Dilma durante cerimônia de aniversário da Batalha Naval do Riachuelo - foto Roberto Stuckert Filho


A presidenta Dilma Rousseff afirmou ontem (11/06), no programa de rádio Café com a Presidenta, que o Brasil é exemplo ao combinar proteção da natureza e crescimento econômico. Segundo Dilma, o modelo de desenvolvimento brasileiro, que tem como base os eixos crescer, incluir e proteger, será apresentado ao mundo durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

    “O Brasil tem dado um grande exemplo de respeito ao meio ambiente, mas, também, de capacidade de combinar a proteção da natureza com a redução da pobreza e o crescimento econômico. Na última década, elevamos 40 milhões de brasileiros à classe média, tiramos outras dezenas de milhões de brasileiros da pobreza e, ao mesmo tempo, reduzimos drasticamente o desmatamento da Amazônia e mantivemos o crescimento econômico.”

No programa, a presidenta reiterou que em 2011 foi registrado o menor desmatamento da história do país. Segundo ela, a redução é resultado da ação do governo na fiscalização e também na oferta de alternativas de produção e renda para a população que vive nas florestas.

A presidenta disse ainda que as compras do governo federal vão dar prioridade a produtos e serviços que forem fabricados respeitando o meio ambiente. De acordo com Dilma, o novo modelo de compras governamentais vai ajudar a proteger o meio ambiente.

    “As compras do governo são muito importantes para vários setores da economia (…) A partir de agora, nós vamos exigir ou vamos dar prioridade a produtos e serviços que sejam produzidos ou feitos de forma sustentável. Isso significa que se a gente tiver dois fornecedores de um determinado produto, vamos comprar daquele que produz com menor impacto sobre as matas, o ar, o solo e os rios, com economia de água e energia.”

Reaparelhamento da Marinha é uma exigência estratégica

Em mensagem por ocasião da comemoração do 147º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo e de imposição das condecorações da Ordem do Mérito Naval, a presidenta Dilma Rousseff afirmou  que o reaparelhamento da Marinha é uma exigência estratégica. De acordo com a presidenta, o Brasil assumiu na atual ordem global uma posição político-estratégica que impõe novas atribuições e desafios na defesa da paz.

    “Sabemos que nosso papel na preservação da paz depende da capacidade dissuasória do Brasil. A atuação de nossas Forças Armadas neste processo, seja por meio de missões sob a égide da ONU e da OEA, seja na defesa de nossas fronteiras e de nossa soberania, requer equipamentos de qualidade, prontos a serem utilizados, e pessoal adequadamente preparado e motivado.”

A presidenta citou ainda os investimentos do governo brasileiro no desenvolvimento e capacitação das Forças Armadas.

    “O avanço do Programa de Desenvolvimento de Submarinos resultará no construção do almejado submarino com propulsão nuclear. Os investimentos que vêm sendo efetuados em novos navios-patrulha propiciarão o aumento da presença do Estado nas águas jurisdicionais, onde se situa a maior parte de nossas reservas de petróleo e gás. Iniciativas como essas contribuirão para capacitar cada vez mais a Marinha”.

Com informações Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.