16 de junho de 2012

Governo do Estado inaugura do Metrô de Fortaleza



foto
Depois de 13 anos de sonho, a população de Fortaleza e da Região Metropolitana tem muito para comemorar. Nesta sexta-feira (15), o esperado Metrô de Fortaleza fez sua primeira viagem, partindo da estação Carlito Benevides, na Pacatuba, e chegando até a Parangaba, na Capital. A partir dessa viagem inaugural do primeiro trecho da Linha Sul, realizada pelo governador Cid Gomes, os passageiros poderão iniciar os testes operacionais nos Trens Unidades Elétricas (TUEs) diariamente, das 9 horas às 15 horas. Os testes seguirão até outubro, quando a segunda parte da Linha Sul, que vai até a estação Chico da Silva, no Centro, iniciará os testes com passageiros. "Nesse primeiro momento, os testes serão realizados no horário de menor contingente, e funcionará gratuitamente, passando por 12 estações em Pacatuba, Maracanaú e Fortaleza. Esperamos em março do ano que vem funcionar em todos os horários, em toda a Linha", comemorou o Governador.
 foto1
Para o secretário da Infraestrutura Adail Fontenele, esse é o ponto inicial da concretização de um sonho que ficou muito tempo no papel. "Passamos muitas dificuldades pra hoje chegarmos a essa inauguração. Agora, o que ainda falta, garanto, não demorará a se concretizar", disse, emocionado. "Essa é uma obra para o povo, que vai melhorar sua qualidade de vida e saúde", disse o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes. Os 15 km de extensão, entre as duas estações, serão percorridos em 15 minutos. A cada 20 minutos haverá uma viagem de teste com passageiros e cada uma delas poderá levar entre 445 e 890 pessoas, dependendo da composição que estiver sendo usada (variando de três a seis carros). Durante esse período, haverá parada em todas as estações.

A Linha Sul, vai de Fortaleza a Pacatuba, passando por Maracanaú, com 24,1km de extensão. A obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. Em 2013, serão feitos os ajustes finais para início da operação comercial. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus. A linha Parangaba-Mucuripe, que já teve suas obras iniciadas, integrará cerca de 20 bairros. Segundo o senador Eunício Oliveira, "o que é construído fica na história. A entrega desse equipamento, considerado a maior obra estruturaste da Capital, vai atender toda a população da região e solucionar o maior problema de trânsito".
foto2
 Até 2015, toda a linha Leste, que vai da estação Chico da Silva, no Centro, até o Fórum Clóvis Bevilaqua, na Av. Washington Soares, será inaugurada. "Estamos trabalhando para, pelo menos até o final de 2014, termos o Metrô funcionando até o Papicu. Para isso, adquirimos quatro tuneladoras para trabalharem ainda mais rápido na conclusão dos túneis", afirmou Cid Gomes. Para essa primeira inauguração, duas mil pessoas chegaram a trabalhar simultaneamente na obra. "Hoje não seria possível essa viagem inaugural se não fosse o apoio do presidente Lula e da atual presidente Dilma Rousseff. Precisamos unir esforços. Por isso necessitamos também do apoio das prefeituras da região para integrar as linhas urbanas no sistema do Metrô", disse.
 foto3
Prestigiaram também a solenidade o ex-governador Ciro Gomes, o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, o vice-governador, Domingos Filho, o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio, os secretários estaduais Arialdo Pinho (Casa Civil), Danilo Serpa (Gabinete do Governador), Mauro Filho (Fazenda), Gony Arrauda (Esporte), Arruda Bastos (Saúde), Quintino Vieira (DAE), os deputados Mauro Benevides, Antônio Balmman, Chico Lopes, Domingos Neto, Raimundo Gomes de Matos, Ivo Gomes, Patrícia Saboya, Carlomano Marques, Edson Silva, Sineval Roque, Júlio César, Hermínio Rezende, Camilo Santana, Dr. Sarto, ex-secretário, Ferrucio Feitosa, o vereador Salmito Filho, e demais autoridades.

Histórico
A Linha Sul do Metrô de Fortaleza é uma obra do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Um sonho antigo da população do Estado, o Metrô começou a ser construído em janeiro de 1999.
 Somente a partir de 2007 houve um incremento no ritmo de execução das obras. O período de 2007 a 2011 foi responsável por mais de 58% de todos os investimentos feitos na Linha Sul.

Além disso, nesse período o governo do Estado conseguiu garantir o  investimento para a construção das duas estações na linha Sul que serão financiadas pelo PAC 2 (estação Padre Cícero e estação Juscelino Kubitschek). Serão R$ 35 milhões de investimento. Todo o recurso é do Governo Federal.

Com informações Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.