23 de fevereiro de 2013

Mais de um milhão e meio de eleitores faltosos podem ter o título cancelado em todo o Brasil

1.512.884 eleitores brasileiros que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições podem ter o seu título
cancelado.

Para regularizar a situação, esses eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral no período de 25 de fevereiro a 25 de abril portando documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.

Para os altaneirenses o serviço é oferecido no Cartório Eleitoral, localizada na Av. Jeremias Pereira no centro de Nova Olinda. Nas eleições suplementares de 2011 e nas eleições de 2012, 997 e 966 eleitores altaneirenses, respectivamente, não compareceram ao pleito.  Em todo o estado do Ceará são 72.738 eleitores nessa situação.

Desde o dia 20 de fevereiro, a relação das inscrições passíveis de cancelamento está disponível para consulta pelos interessados no Cartório Eleitoral em Nova Olinda. O eleitor também pode verificar se o seu documento está sujeito a cancelamento no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na opção "Serviços ao eleitor".

A Justiça Eleitoral ressalta que não será expedido qualquer tipo de notificação ao eleitor, seja de forma impressa (correspondência) ou eletrônica (e-mail), sobre a situação do título. 

O não comparecimento ao cartório eleitoral para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará o cancelamento automático do título de eleitor, que será efetivado de 10 a 12 de maio de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.