3 de fevereiro de 2013

Jovem Advogado cria língua própria

Ygor Coelho Soares em frente ao Congresso da Argentina - foto arquivo pessoal
Enquanto alguns quebram a cabeça para se adequar as regras da língua portuguesa, outros estão preocupados mesmo é em criar idiomas e modificá-los como bem entenderem.

O Jovem advogado Ygor Coelho Soares de 23 anos é um desses que quebram a cabeça mas inventando linguagens próprias para conversarem com os amigos ou darem voz a personagens de histórias fantásticas.

A criação de uma nova língua, para Ygor Soares, "é um processo". "Inventei o lissemês aos 13 anos e até hoje trabalho em cima dele", relata.


Em vez de buscar inspiração nas línguas que já existem, Ygor procurou justamente afastar-se delas. "Quis criar alguma coisa diferente, a partir do zero".

Para se inspirar, o jovem gosta de navegar pelos verbetes da Wikipedia escritos em idiomas que não conhece. "Descobri que há várias maneiras de se expressar", explica.

O inventor desenvolveu uma gramática própria para seu idioma, mas conta que se diverte mesmo é na hora de engordar o vocabulário. "Cada palavra tem sua própria história" diz.

Quanto ao futuro do lissemês, Ygor não faz muitos planos. "O que sei é que criar me dá prazer", diz Ygor.

Muitos acham que é loucura criar uma língua, mas é um hábito comum pra quem já criou um mundo imaginário, como é o caso de J.R.R. Tolkien, que escreveu "O Senhor dos Anéis". Sem dúvidas a língua inventada por Tolkien quando ele próprio era adolescente se tornou a mais famosa e falada no mundo.

Assim como Ygor e outro jovens que se aventuram nesse papo maluco, Tolkien, que era também linguista, trabalhou a fonética, a gramática, a ortografia e até mesmo o alfabeto dessas línguas para que soassem o mais natural possível.

Ygor é filho do altaneirense Jose Demontieux Soares e primo do administrador deste Blog e inclusive já foi entrevistado pela equipe Folha Teen do Jornal A Folha de São Paulo.

Confira a seguir algumas palavras do lissemês em ordem alfabética:
Água = Lyele
Amor = Lanske
Bebê = Mibie
Bem = Yany
Boca = Behle
Céu = Isiay
Cidade = Kime
Claro = Luigely
Coração = Sjere
Dormir = Nasjlat
Entender = Aliandat
Escuro = Sinhty
Esperança = Epoine
Estrela = Kyarle
Existir = Wimat
Falar = Talat
Guerra = Shhate
Homem = Make
Lua = Anye
Mal = Yesje
Mar = Honde
Morte = Nuit
Mulher = Nubye
Nascer = Aiwiat
Olho = Eiwe
País = Lige
Paz = Elie
Querer = Mebliat
Rio = Ousjie
Sol = Éminy
Terra = Lasje
Vida = Aïve
Voz = Sjele

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.