14 de fevereiro de 2013

Lula vem ao Ceará debater os 10 anos de PT no Governo Federal

Lula por ocasião do Encontro com intelectuais sul-americano - foto: Ricardo Stuckert
O ex-presidente Lula estará em Fortaleza no próximo dia 28 de fevereiro para participar do primeiro seminário temático sobre os 10 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) à frente do Executivo Nacional. As informações são do Instituto Lula, que está coordenando, junto com a Fundação Perseu Abramo e a direção nacional do PT, a vinda dele para o Ceará. Lula deve ficar dois dias no Estado. A agenda detalhada de sua estada ainda deve ser totalmente definida.

A ideia do partido é levar os seminários para todas as regiões do Brasil com a mesma pauta de discussão. No dia 20, em São Paulo, o PT realiza evento inaugural, com a presença de Lula e da presidente Dilma, divulgando propostas e objetivos desses seminários. A visita do ex-presidente acontece quando todo o partido estará reunido aqui em Fortaleza, nos dias 1 e 2 de março, para o encontro do Diretório Nacional. Ainda não há confirmação se o seminário fará parte da programação do Diretório.

Esses debates devem tratar da consolidação do projeto político do PT à frente da Presidência e de “reformas estruturais, como a reforma política ou de telecomunicações, que precisamos aprofundar. Ainda existem reformas importantes no Estado para democratizar cada vez mais”, explica o presidente do PT em Fortaleza, Raimundo Ângelo. “Esses 10 anos não foram suficientes para fazer a transformação que sempre sonhamos”, pontua.

O ano de 2013 é estratégico para o PT. Não apenas pela década de Governo Federal - ou mesmo por seus 33 anos de existência -, mas porque 2014 desafiará o partido nas eleições presidenciais. As discussões ao longo destes meses devem desembocar no 5° Congresso Nacional do PT, a ser realizado em fevereiro de 2014. Entre os temas, o evento atualiza o programa partidário à luz da experiência no Executivo. “É uma oportunidade de refletir sobre nosso programa, nosso jeito de governar, nossa relação com os movimentos sociais”, destaca Ângelo. Embora o debate não se resuma ao âmbito eleitoral, seu resultado pode ser decisivo para construção de alianças e apoios.

Além disso, o Processo de Eleição Direta (PED), previsto para novembro deste ano, deve renovar figuras em cargos de liderança dentro do PT. O objetivo é que mais filiados votem para eleger dirigentes em executivas e diretórios.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.