28 de fevereiro de 2013

Secretário justifica interdição do Matadouro Público

Vista parcial do Matadouro Publico de Altaneira no dia da interdição - foto Ceza Cristóvão
Respondendo postagem do Blog do Vereador Adeilton onde criticava o fato do matadouro público de Altaneira está fechado. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristóvão afirmou que teve coragem de encarar um problema crônico do Município que se arrastava por longo período.

Ceza cita que o Matadouro Público Municipal já tinha sido notificado pela SEMACE várias vezes na gestão anterior já com recomendação da total paralização de suas operações, chegando inclusive a intervenção judicial.

O Secretario diz ainda que quando, assumiu interinamente a pasta em fevereiro do ano passado, o Município foi notificado mais uma vez e a partir dai começou a travar uma lutar para resolver o problema.

“A principio a área instalada sempre funcionou dentro da irregularidade, pois o matadouro não tinha nenhuma documentação comprobatória das Administrações passadas (escrituras) e Licença Ambiental, nem mesmo o Alvará de Funcionamento do mesmo, sem falar, que não atendia nem nos mínimos requisitos de saúde pública, como escoamento e bancadas de cortes” disse o Secretário.

Ceza justificou que levando em consideração a atual legislação, ficou totalmente inviável a reabertura do Matadouro, pois o Município teria que se adequar a estrutura para voltar a funcionar, e para isso teria que dispor no mínimo de R$ 700.000,00 para atender os cincos projetos estruturantes que formam o projeto único.

O Secretário Ceza lembrou que vários Municípios estão formando parcerias e consórcios para uso comum de Abatedouros que é o termo correto e que não existe nada demais em nossos comerciantes usarem o Abatedouro de Nova Olinda que esta dentro dos padrões técnicos.

Ceza disse ainda que o consumidor foi o maior beneficiado com a decisão de encerrar as atividades do antigo matadouro, pois era uma herança maldita herdada de gestões passadas.

Confiram outras imagens do Matadouro Público Municipal no dia da interdição:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.