27 de fevereiro de 2021

Decreto do governador determina toque de recolher mais rígido e reduz horário de atividades

BR-116: vias de Fortaleza ficam vazias com o toque de recolher. Hoje a medida começa as 19 horas (Foto: Fabio Lima)

Com o agravamento da segunda onda da pandemia no Ceará, medidas de restrição continuam sendo ampliadas na tentativa de conter a disseminação do vírus e, consequentemente, a pressão sobre o sistema de saúde. Ontem, o governador Camilo Santana (PT) anunciou novo decreto que antecipa o horário do toque de recolher para as 20 horas de segunda à sexta-feira e para as 19 horas aos sábados e domingos. A proibição de circulação segue até as 5 horas do dia seguinte. Nesse intervalo, somente são permitidas saídas "em situação de comprovada necessidade".

Documento entra em vigor hoje, 27, e segue até o domingo, 7. As medidas foram anunciadas em publicação nas redes sociais, após reunião com o Comitê Estadual de Combate à Covid-19, que delibera sobre as medidas sanitárias.

Documento prevê que o comércio de rua funcione de segunda a sexta-feira até as 17h. As outras atividades econômicas e as religiosas, podem funcionar até 19h. Os serviços essenciais podem continuar após esse horário. No sábado e domingo, restaurantes funcionam até as 15h. Nos finais de semana, outras atividades econômicas e religiosas são permitidas até as 17h. 

Igrejas e academias de ginástica devem realizar suas atividades com até 30% de sua capacidade e seguindo todos os protocolos sanitários. Igrejas também devem estimular as celebrações de forma virtual. As academias, por sua vez, devem fazer o agendamento dos horários.

As barreiras sanitárias em Fortaleza continuam, assim como a recomendação para o controle pelos municípios no Interior. O trabalho continua remoto para servidores públicos que não atuam em atividades essenciais. O Governo Estadual recomenda a mesma medida junto ao setor privado. 

Em publicação nas redes sociais, o gestor afirmou que continua dialogando com o setor da educação "para avaliar a forma mais segura do retorno presencial das atividades, continuando até lá de forma remota". "Também temos conversado com o setor de bares e restaurantes para discutir algumas medidas de apoio, assim como lançamos recentemente para o setor de eventos. Já devemos anunciar essas medidas no começo da próxima semana", afirma.

Segundo ele, a ampliação da rede de assistência deve superar os 3 mil leitos de atendimento Covid, com mais de mil UTIs. "O momento sanitário é muito grave e exige de todos nós esforço e responsabilidade para superarmos essa crise. Todas as medidas têm um único objetivo: proteger os cearenses e salvar vidas", alertou.

O Ceará soma 421.763 casos confirmados de Covid-19, segundo dados divulgados às 17h155min desta sexta-feira, pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Em relação aos óbitos, 11.227 cearenses foram vítimas da Covid-19 desde o começo da pandemia. São 1.394 novos casos e 43 mortes a mais no boletim quando comparados com a última atualização de ontem, 25.

A Secretaria informa ainda que houve três mortes confirmadas nas últimas 24 horas. Há ainda 311.209 pessoas que se recuperaram da doença no Ceará. E mais 48.542 são casos sob investigação, aguardando resultado de exames já colhidos. A taxa de letalidade, atualmente, é de 2,7%. No começo de maio de 2020, a taxa era de 7,7%. Foram realizados até agora 1.415.952 exames. 

Novas restrições:

Toque de recolher entre 20h e 5h, de 2ª a 6ª, e entre 19h e 5h aos sábados e domingos;

Comércio de rua funciona de 2ª a 6ª até as 17h. Outras atividades econômicas e as religiosas, até 19h. Serviços essenciais podem funcionar após esse horário. Sábado e domingo, restaurantes funcionam até 15h, e outras atividades econômicas e religiosas até 17h;

Espaços públicos continuam com circulação restrita todos os dias a partir de 17h;

Igrejas devem funcionar com até 30% da capacidade, e estimular celebrações virtuais;

Academias de ginástica devem funcionar com 30% de sua capacidade, com agendamento de horários para o devido cumprimento dos protocolos;

Continua remoto o trabalho de servidores públicos, com exceção das atividades essenciais. Recomendação para a mesma medida no setor privado;

Seguem as barreiras sanitárias em Fortaleza, com recomendação para o controle de outros municípios

A segunda onda da Covid-19 apresenta agravamento rápido e em todas as regiões do Estado. O número de mortes aumentou 67,1% no intervalo de uma semana no Ceará. O aumento de casos nesse período foi de 16,1%. Foram confirmados 4.497 novos casos e 122 óbitos na semana epidemiológica 7 (14 a 20 de fevereiro). A comparação leva em conta os números dessa semana com relação à semana anterior (7 a 13 de fevereiro).

As informações são do boletim epidemiológico semanal publicado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), na tarde desta sexta-feira, 26. Conforme o documento, todas as cinco macrorregiões de saúde apresentam aumento de óbitos em decorrência da Covid-19.

Na Região de Saúde de Fortaleza foram confirmados 4.112 casos novos (aumento de 19,6%) e 95 óbitos (aumento de 86,3%). Na região Norte, 510 casos (redução de 0,2%) e 7 óbitos (aumento de 75%). No Cariri, foram 408 casos (aumento de 15,6%) e 12 óbitos (aumento de 9,1%). No Litoral Leste, 224 casos (redução de 24,3%) e 7 óbitos (aumento de 40%). No Sertão Central, 175 casos (aumento de 6,7%) e 1 óbito.

Em 2021, até 20 de fevereiro, foram registrados 16,3 óbitos em decorrência da Covid-19 por dia, em média. A primeira quinzena de fevereiro apresentou um aumento de 18,8% na média móvel de óbitos, segundo o boletim. A maioria das mortes foi de pessoas de 60 anos ou mais (73,6%) e do sexo masculino (54,9%), 77,3% apresentavam doenças crônicas pré-existentes, uma (0,1%) gestante e nenhuma puérpera.

Nessa quinta-feira, 25, a Sesa expediu ofício para as secretarias da saúde de 170 municípios cearenses que estão sob nível de alerta "risco alto" ou "risco altíssimo" recomendando medidas específicas para enfrentar a epidemia simultânea.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Em Fortaleza, média móvel de casos de fevereiro é a maior desde o início da pandemia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.