15 de fevereiro de 2021

O Carnaval que não aconteceu

Na Praia de Iracema, pequenos focos de aglomeração, apesar das grades e barreiras (Foto: Julio Caesar)


"Ano que vem vai ter que ser 12 meses de Carnaval", brinca Eudes da Rocha, 51, um folião frustrado por causa do cancelamento da festa, uma das medidas empregadas pelo Governo para atenuar os riscos de alta na contaminação por Covid-19 no Ceará.

Amuado, mas sem perder a graça, o ambulante lembra que, num dia como aquele, no ano passado, o logradouro estava coalhado de gente e ele, "mais pra lá do que pra cá", tentando se equilibrar entre o trabalho e a brincadeira.

Ontem, à exceção de uma aglomeração de pombos, o cearense estava sozinho numa praça da Gentilândia vazia. Antes de ir embora, pediu uma cerveja numa banca de revistas. E prometeu criar um "Bloco dos Sem Carnaval", para compensar a síndrome de abstinência momina.

Mas não foi só no Benfica que o batuque se calou, a fantasia se perdeu e a algaravia sonora cedeu lugar à respiração de uma cidade quase toda quietude. Num giro rápido por Fortaleza, O POVO visitou os principais polos do Carnaval da Capital em anos anteriores: além da Gentilândia, a avenida Domingos Olímpio, por onde desfilam escolas de samba e maracatus, e o aterrinho da Praia de Iracema, tradicional ponto de encontro de cortejos e palco de apresentações artísticas.

Habituada a se vestir de festa a cada fevereiro ou março, fazendo passar a alegoria e o canto profundo dos blocos, a Domingos Olímpio era só um estirão de asfalto nesse domingo abafado. Por determinação do decreto estadual, o comércio tinha cerrado as portas mais cedo, de modo a evitar a ação da fiscalização, que fechou temporariamente 358 estabelecimentos, interditou dois e autuou 11 nos dois primeiros dias de vigência da lei. Ao todo, 1.122 estabelecimentos foram fiscalizados por equipes da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar.

Em nenhuma esquina um brincante desavisado. Nenhuma baiana à vista. Ninguém a se escorar no muro depois de umas e outras. E onde antes se erguiam as arquibancadas, interrompendo provisoriamente o fluxo de veículos, agora restava apenas a aridez do canteiro.

Na Praia de Iracema, contudo, o panorama era diferente. Mesmo com parte da orla bloqueada com gradis e equipes da Polícia Militar dispostas na avenida, o fortalezense atreveu-se a burlar a norma. Agrupados em torno de caixinhas de som na areia tocando sucessos de axé e bregafunk, insistiam na farra desautorizada.

"A polícia já fez uma dispersão hoje, mas o pessoal sempre volta", conta André Costa, um dos fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). "A gente até aconselha, orienta, mas o pessoal não entende", reclama.

Os vendedores também não entendiam. Irritado com esse Carnaval cancelado, José Maria, 38, pôs-se a reclamar quando viu equipes de TV e de jornal no calçadão. Disse que era tudo armação da política, acusou injustiça e repetiu que "precisava apurar pra garantir comida".

"Quero ver proibirem lá na parte rica da praia", desafiou - lá, da mesma maneira, o comércio havia fechado, e nenhum ajuntamento de pessoas, fantasiadas ou não, era permitido, ao menos nos termos do decreto.

Taxista, Fernando Alves também se queixava. Não do veto à festa, mas porque o decreto só valeria para 2021. Antifolião assumido, admitiu que, fosse prefeito ou governador, não teria Carnaval nem neste ano, nem nos próximos. "Todo ano é um inferno, agora estamos no céu", desabafou, feito um Grinch tupiniquim. E rogou: "Ainda vou viver para ver o Carnaval acabar".

Que os deuses da felicidade não o ouçam.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Comércio de portas abertas, mas com o desafio de driblar a baixa nas vendas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.