26 de fevereiro de 2021

Governador critica visita de Bolsonaro ao Ceará neste momento: "grave equívoco"

Camilo avisou que não vai encontrar o presidente (Foto: Reprodução/Facebook)


O governador Camilo Santana (PT) afirmou ontem que não vai encontrar Jair Bolsonaro (sem partido), que vai estar (26/02) em visita ao Ceará. Em meio à alta do número de casos da Covid-19 no Estado, o governador qualificou como um "grave equívoco" e se disse "frontalmente contrário" à passagem do presidente pelo Estado no atual momento, dada a possibilidade de formação de aglomerações.

"Não estarei presente a qualquer desses eventos, diante da real possibilidade de muitas aglomerações algo frontalmente contrário à gravíssima crise sanitária que vivemos neste momento, com o aumento preocupante de casos e óbitos. Tenho todo respeito à autoridade, mas não posso compactuar com aquilo que considero um grave equívoco", publicou Camilo nas redes sociais.

A agenda de Bolsonaro no Ceará inclui eventos que marcam retomada de obras em estradas federais no Estado. Pela manhã, o presidente assina três ordens de serviço para o reinício da Travessia Urbana de Tianguá, na BR-222/CE, novos traçados na mesma rodovia em Umirim e a conclusão do viaduto de acesso à cidade de Horizonte, na BR-116/CE.

A solenidade está marcada para as 12 horas no Polo de Lazer de Tianguá. À tarde, Bolsonaro visita obras de duplicação da BR-222/CE em Caucaia.

A visita de Bolsonaro ocorre num momento em o Governo do Estado adotou medidas mais rígidas no combate à pandemia como o toque de recolher das 22h às 5 horas manhã. Isso porque o Ceará passa por uma alta do número de casos da Covid-19. Municípios do Interior como Santa Quitéria e Mombaça já adotam ação ainda mais drásticas como o lockdown.

O movimento de Bolsonaro também ocorre em um contexto em que o presidente volta a dar atenção mais próxima ao Nordeste. Com índices de popularidade em baixa, o presidente mira na Região em que foi derrotado para Fernando Haddad nas eleições de 2018.

Na última sexta-feira, 19, o presidente esteve na Paraíba e em Pernambuco para o acionamento das comportas do 1º trecho do Ramal do Agreste, uma obra de ampliação do abastecimento hídrico da região.

Nessas viagens pelo País, Bolsonaro costuma estar no centro de aglomerações com centenas de pessoas, boa parte delas sem máscara ou qualquer distanciamento físico entre elas. Tais atitudes contrariam as normas sanitárias preconizadas por órgãos e autoridades de saúde como prevenção à disseminação do coronavírus.

A visita de desta sexta-feira é a segunda de Jair Bolsonaro ao Ceará em menos de uma ano. Em junho de 2020, o presidente esteve no Cariri para inauguração de trecho de obras da Transposição do rio São Francisco. Assim como nesta sexta-feira, Camilo encontrou Bolsonaro na ocasião.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

MPF cobra medidas para evitar aglomerações durante passagem de Bolsonaro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.