18 de fevereiro de 2021

Novo decreto do governador tem toque de recolher e suspensão de atividades no Ceará

 

Camilo disse que são medidas duras, mas visam proteger a vida do cearense (Foto: Reprodução/Facebook)

Toque de recolher das 22h às 5 horas em todo o Ceará, fechamento de todos os espaços públicos a partir das 17 horas, suspensão das aulas presenciais no ensino público e privado a partir desta sexta-feira, trabalho remoto para o serviço público municipal e estadual, horário reduzido de atividades não essenciais e manutenção das barreiras sanitárias nos municípios cearenses, com controle do transporte intermunicipal.

Estas foram as principais medidas do Decreto nº 33.936 divulgado ontem pelo governador Camilo Santana, após a reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, formado por representantes de 25 entidades locais. Até então, estava em vigor o decreto de Carnaval. As regras valem a partir de hoje, com exceção das que tratam das aulas remotas, e se estendem até o dia 28 de fevereiro.

"São medidas duras, difíceis de serem tomadas, mas têm apenas um objetivo: proteger a vida do cearense", afirmou o governador em transmissão ao vivo pela internet, feita ao lado do secretário de saúde, Dr.Cabeto, e do prefeito Sarto Nogueira.

Camilo abriu a live destacando o crescimento dos números de pessoas na rede hospitalar, em UTIs, enfermarias e UPAs. "Em 19 de setembro do ano passado, quando a pandemia chegou ao ponto mais baixo, 49 pessoas estavam internadas em leitos de UTI do Estado, e 470 em enfermarias. Já no dia 18 de janeiro deste ano, 226 estavam em UTIs e 581 em enfermarias. Mas olha como é grave, apenas um mês depois, em 17 de fevereiro, nós temos 652 pacientes internados em UTIs por Covid-19, um aumento de quase três vezes, enquanto 1.026 estão em enfermarias, dobrando a demanda em um mês. Então, com esse crescimento exponencial na Capital, mas também no Interior do Estado, fomos orientados por profissionais, pelos números e a partir da ciência, para chegar a essas medidas mais restritivas", explicou.

"Quero fazer um apelo para que as pessoas se conscientizem para importância de atender às recomendações das autoridades sanitárias. Precisamos diminuir a circulação de pessoas no Ceará e ainda assim não atingir fortemente a economia", pontuou o governador, que informou ainda que hoje será realizada uma reunião virtual com todos os 184 prefeitos do Ceará para abordar as novas medidas.

Sarto também apresentou dados preocupantes em relação aos números da Capital: "No pico da pandemia, a demanda da UTI era da ordem de 29 pessoas por dia. Neste mês de fevereiro, já atingimos 17 solicitações por dia. Todos os indicadores indicam que a gente atinge o pico e há ainda a possibilidade matemática de que a gente possa ultrapassá-lo", alertou.

O prefeito disse que em janeiro deste ano, 3.728 pessoas deram entrada nas UPAs com suspeita do vírus. Até ontem, a marca já era de 10.909 pessoas, sendo que no pico da pandemia em Fortaleza, em abril, 12.265 foram atendidas com suspeita de Covid-19 nas 12 UPAs da Capital.

"Governador e prefeito colocaram medidas mais restritivas para que possamos garantir que os mais vulneráveis tenham tempo de se vacinar. A previsão é de concluir até o final de março a vacinação para pessoas acima de 60 anos e evitar o esgotamento do serviço de saúde pública", ressaltou o Dr. Cabeto.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Impacto do decreto na economia é sensível para os setores, mas renovação era esperada

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.