7 de fevereiro de 2021

Carlos Tolovi participa de live semanal do Blog de Altaneira

Raimundo Soares e Carlos Tolovi conversaram sobre diversos temas ao vivo (Foto: Reprodução/Instagram)

Decepções, projetos, corrupção, alianças e política local foram assuntos levantados em debate  promovido pelo Blog de Altaneira na última sexta-feira, 5, com o professor Carlos Tolovi, fundador da Associação Raízes Culturais de Altaneira (Arca). Batizado de "Conversa com" o programa é conduzido pelo advogado e blogueiro Raimundo Soares Filho e transmitido ao vivo no Instagram.

Tolovi é mestre e doutor Ciências da Religião pela PUC São Paulo e pós-doutor em Educação pela UFC e traz como a cereja do bolo em seu currículo a Fundação Arca, projeto social desenvolvido no município desde 2001 no âmbito da música, teatro, informática e literatura, com foco em crianças e adolescentes.

Conhecido por seu trabalho em promover "crítica social" e posição de "inflexibilidade" perante seus valores morais, o professor foi questionado em avaliação da Operação Salus, a experiência da família na gestão municipal, o antagonismo político na cidade e o papel da Fundação Arca nesse cenário.

Em uma hora de conversa, ao mesmo tempo em que denunciou a dicotomia política em Altaneira – o bem contra o mal; partido X contra partido Y - o professor colocou em rasa análise o papel da oposição nos últimos anos.

Apesar de relatar decepção com o atual prefeito, vista de “coisas erradas” e a operação Salus, direcionou críticas e cobrou performance a quem não está no comando da cidade e poupou quem segura a caneta.

DECEPÇÕES

“Achamos que iríamos revolucionar e levamos uma rasteira grande (...) Nosso maior erro estratégico, do ponto de vista político, foi aceitar o convite para (sua esposa Miriam) ser Secretária de Cultura”, relatou o professor Tolovi, ao comentar a decepção ao ter projetos engavetados durante a participação da família na gestão municipal.

Em sua avaliação, mesmo “realizando grande serviço”, perceberam estarem desconectados “de uma gestão que não conseguia dialogar”, em suas palavras. “Decidimos sair da gestão porque a gente viu muita coisa errada e não conseguíamos de fato dialogar com os projetos que entendíamos como fundamentais”.

Em 2020, no entanto, a Fundação retorna como aliada da Prefeitura com a contratação de educadores culturais. Parte da audiência questionou por que contratos e não seleção pública desses profissionais.

OPERAÇÃO SALUS

O professor revelou que recebeu com grande espanto o desenrolar da operação policial em Altaneira e disse que lamenta pelas famílias dos presos preventivos da operação.

Patinando em análises, afirmou que “quem deve tem que pagar e a corrupção tem que ser perseguida” ao mesmo tempo em que compara a operação do Núcleo de Repressão à Lavagem de Dinheiro e Combate à Corrupção da Polícia Civil com o vazamento ilegal do sigilo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Segundo o site oficial da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Governo do Estado, no andamento das investigações da Operação Salus foi identificado a existência de uma organização criminosa destinada a se apropriar e desviar recursos da saúde pública municipal e de outras secretarias do Município de Altaneira. Os investigados foram servidores públicos, dentre eles secretários municipais, empresários, dentista e contadores.

AUTONOMIA DAS INSTITUIÇÕES

“Ao final da campanha eleitoral, que foi muito confortável para nós (a família) que vimos de forma, elogiamos todos os coordenadores porque eles conseguiram manter a instituição Arca fora dessa disputa (...) Isso para nós é muito valioso. É uma herança”, afirmou o professor ao defender a autonomia da fundação de quaisquer interesses partidários. “A Arca precisa caminhar independente de nós”.

Respondendo pergunta da audiência, o professor comentou sobre a autonomia – ou falta de – do sindicato dos servidores municipais em relação à administração. “Se estiver ‘totalmente integrado’ é um problema que acaba comprometendo o segmento de luta pela categoria”.

E ponderou que a percepção dos indivíduos por interesses próprios atrapalha sua decisão diante do princípio ético do interesse coletivo, a exemplo das críticas pela submissão do sindicado. “Vamos pensar com a cabeça das pessoas: se esse grupo chegar ao poder, o que será de nós se eles ‘acabam conosco toda hora’ nas redes sociais?”. Ao passo que o blogueiro e advogado Raimundo Soares respondeu “se a prefeita (candidata Késia) tivesse ganho, o sindicato faria seu real papel de defender os servidores”.

LAGOA SANTA TEREZA

“A maior crítica que faço a esta administração é ter virado as costas para a Lagoa, um dos que mais lutavam pela Lagoa, pelo meio ambiente, pelo CONDEMA,  de repente sentou na cadeira do Poder, aí não tem mais Lagoa, não tem mais meio ambiente, isto me deixou muito decepcionado e muito chateado com essa história”. Tolovi encerra dizendo a gestão municipal tem uma dívida muito grande com eles, pois confiou e acreditou na na atual gestão.  “Revitalizar a Lagoa não pode ser uma bandeira de promoção política individual, precisa ser um projeto coletivo cultural, social e aí muda a cara de Altaneira”. 

Tolovi encerra dizendo que é preciso virar “a chave da política de Altaneira”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.