11 de fevereiro de 2021

Governo do Ceará anuncia medidas de controle mais rígidas para o Carnaval

Nas redes sociais Camilo justificou as medidas em face aumento de número de casos e da ocupação dos equipamentos de saúde (Foto: Divulgação/Facebook)

Após a reunião do comitê que delibera sobre as decisões relativas à Covid, o governador Camilo Santana usou as redes sociais na noite de ontem (10/02) para publicar as regras do decreto que valerá durante o período de Carnaval no Ceará (sexta-feira, 12, até a Quarta-Feira de Cinzas, 17).

As medidas são: controle de entrada e saída de veículos em Fortaleza, com autorização apenas para deslocamentos em casos de saúde, moradia, trabalho, transporte de cargas ou outras situações que estarão previstas no decreto; suspensão do transporte intermunicipal de passageiros, individual ou coletivo, regular e complementar, com manutenção apenas do transporte metropolitano; reforço de policiamento nos municípios com tradição turística e recomendação de instalação de barreiras sanitárias;

A proibição de festas no período e o cancelamento do ponto facultativo dos servidores públicos estaduais já haviam sido anunciados anteriormente, assim como a determinação de que as atividades econômicas não essenciais em Fortaleza só poderiam ocorrer até as 20horas. Para o período carnavalesco, no entanto, o funcionamento das barracas de praia será até as 15h. Além disso, o funcionamento de parques aquáticos, já proibido em Fortaleza e Aquiraz, passa a valer para todo o Estado.

"O número de casos continua crescendo no Ceará, bem como a ocupação dos equipamentos de saúde, e somente com medidas de prevenção poderemos superar mais este momento difícil da pandemia", escreveu o governador na postagem.

Para Fátima Queiroz, presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro (AEPFuturo), não restam muitas alternativas para o setor além de esperar que a situação da pandemia seja controlada.

"No atual decreto, já contabilizamos uma redução de até 75% no faturamento, situação que ocorreu na quinta-feira do Caranguejo da semana passada. No final de semana também foi difícil, houve uma queda de 60% em razão do encerramento às 15horas. Não acreditamos que o governo volte atrás (nas medidas de restrição), se as taxas de contaminação não baixarem".

O Ceará ultrapassou ontem os 387 mil casos confirmados de Covid-19, com mais 134 pacientes diagnosticados entre a segunda e a terça-feira, 9. Foram 10.670 mortes pela doença desde o início da pandemia. As informações foram extraídas da plataforma IntegraSUS, em atualização feita às 8h50min de ontem. A ocupação de leitos no estado é de 86,98% para UTIs e 61,92% para enfermarias. Em Fortaleza, as taxas são de 89,15% e 82,04%, respectivamente, de acordo com os dados incluídos às 22h02min.

O que diz o novo decreto

ENTRADA DE VEÍCULOS: Controle de entrada e saída de veículos de Fortaleza, somente sendo permitido o deslocamento em situações específicas, como em casos de saúde, moradia, trabalho, transporte de cargas, dentre outras situações detalhadas no decreto;

TRANSPORTE INTERMUNICIPAL: Suspensão do transporte intermunicipal de passageiros, individual ou coletivo, regular e complementar, excetuado o transporte no âmbito metropolitano;

BARRACAS DE PRAIA: Barracas de praia terão o horário limitado até 15 horas durante o período; portanto, além do sábado e domingo, e em todo o Estado;

PARQUES AQUÁTICOS: Suspensão da atividade de parques aquáticos em todo o Estado, além da atual proibição de Fortaleza e Aquiraz;

MUNICÍPIOS TURÍSTICOS: Ainda esta sendo recomendado aos municípios com tradição turística que sejam feitas barreiras sanitárias e tomadas medidas mais restritivas nesse período de acordo com a situação de cada um. Para isso, haverá reforço de policiamento nesses locais para apoiar o cumprimento dessas medidas.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Municípios com tradicionais festas de Carnaval têm restrições válidas a partir de hoje


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.