9 de outubro de 2023

Papa Francisco faz apelo por fim de conflitos em Israel

Pontífice fez a declaração durante a pregação deste domingo na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: Filippo Monteforte)

Durante celebração na Praça de São Pedro, no Vaticano, na manhã deste domingo (8/10), o papa Francisco pediu o fim dos conflitos em Israel — que se acentuaram neste sábado (7/10), após ataques terroristas do grupo Hamas. O pontífice fez um apelo a ambos os lados do conflito: "Parem os ataques (...) o terrorismo e a guerra não levam a solução nenhuma”.

“Acompanho com apreensão e dor o que está acontecendo em Israel. Transmito a minha proximidade às famílias das vítimas”, disse o papa sem citar o grupo Hamas.

"A guerra é uma derrota. Toda guerra é uma derrota. Rezemos pela paz em Israel e na Palestina", concluiu o papa.

O Ministério da Defesa afirmou, na manhã deste domingo (8/10), que vai buscar brasileiros que estão na região do conflito entre Israel e o Hamas, iniciado após um ataque surpresa sem precedentes dos fundamentalistas islâmicos ligados à Palestina.

Em coletiva de imprensa, o ministro da Defesa, José Múcio, informou que uma missão com seis aeronaves vão voar até o local para trazer os brasileiros. No momento, o governo brasileiro conversa com as embaixadas de Israel, Cisjordânia e outras da região para levantar uma lista com os brasileiros que querem voltar ao Brasil.

O primeiro avião, com capacidade para 220 passageiros, será enviado ainda neste domingo (8/10) à Tel Aviv. A previsão é de que ele retorne ao país no fim da tarde desta segunda-feira (9/10) ou no início da manhã da terça (10/10). Também serão enviados médicos e psicólogos para auxiliar os brasileiros que serão resgatados.

O governo também vai ser destinado a outros países para buscar outros brasileiros.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

Guerra em Gaza decidirá o futuro de Israel

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.