1 de abril de 2010

Os novos ministros de Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse, na manhã de ontem, em cerimônia no Palácio do Itamaraty, a dez ministros em substituições aos titulares que deixam os cargos para disputar as eleições de outubro. A desincompatibilização é exigida pela Justiça Eleitoral para ministros e governadores. A maioria dos ministros que assume os cargos neste momento tem perfil técnico e deve dar continuidade às políticas já implementadas pelos indicados pelo presidente Lula da Silva.

No seu discurso, em nome dos colegas que deixam o Ministério, a ex-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência. disse que não estava dizendo "adeus", mas "até breve". Dilma Roussef foi substituída pela secretária executiva Erenice Guerra. Os secretários-executivos passam a ocupar a maior parte das pastas. Em pelo menos uma situação, a troca obedeceu a critérios políticos, em vez de técnicos. O Ministério da Agricultura passou a ser ocupado pelo ex-deputado Wagner Rossi, ex-presidente da Conab.

Os pré-candidatos ao governo de Minas Gerais Patrus Ananias (PT) e Hélio Costa (PMDB) foram substituídos por Márcia Lopes, no Desenvolvimento Social, e José Artur, nas Comunicações, respectivamente. Também candidatos aos governos do Amazonas e da Bahia, os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, e da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, deixaram em seus lugares os secretários executivos Paulo Passos e João Santana, respectivamente. Já os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), e da Previdência, José Pimentel (PT), foram substituídos pelos secretários executivos Márcio Zimmermann e Carlos Gabas para disputar um mandato de senador.

Carlos Minc sai do Ministério do Meio Ambiente para tentar uma vaga de deputado estadual pelo Rio. Assume a secretária executiva Izabella Teixeira. Por fim, o secretário adjunto da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Igualdade Racial, Elói Ferreira, substitui Edson Santos, que vai concorrer como deputado federal.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que iria informar nesta quarta-feira se fica ou sai do cargo para disputar as eleições de outubro adiou para hoje a sua decisão. "Não há nenhuma decisão tomada. Continuarei conversando com o presidente Lula, porque é uma decisão de muita responsabilidade", disse Meireles.

Recado à oposição - Em discurso na cerimônia de despedida dos dez ministros, o presidente Lula mandou um recado ao pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, José Serra, ao afirmar que seus adversários terão que "trabalhar muito mais" do que ele para chegar ao poder. Sem citar o nome de Serra, Lula disse que aqueles que "dormem até as 10h" terão que lutar para conseguir se eleger - numa referência indireta ao hábito de Serra de não acordar cedo. "Para me derrotar vai ter que pôr o pé no barro, viajar esse País. As pessoas têm que aprender que esse País não aceita mais ser tratado como País de segunda classe", disse,

Ao longo do discurso, Lula mandou vários recados à oposição. O presidente disse que o governo federal é o grande responsável por implantar políticas sociais no Brasil, ao contrário de governos estaduais e municipais - uma vez que Serra governa São Paulo.

Ao falar de políticas sociais implantadas ao longo seu governo, com ênfase na população de baixa renda, Lula também criticou a oposição. "A coisa mais fácil para um presidente é cuidar dos pobres. Nós fizemos muito se comparado ao que era feito, mas fizemos pouco se comparado com o que temos que fazer",destacou.

Com múltiplos elogios a Dilma Rousseff, o presidente Lula disse que a "esperança" motiva o seu afastamento do governo, - demonstrando publicamente o desejo de que a petista se torne sua sucessora no final deste ano.

QUEM ENTRA

Erenice Guerra - Casa Civil

Wagner Rossi - Ministério da Agricultura

Márcia Lopes - Ministério do Desenvolvimento Social

José Artur Leite - Ministério das Comunicações

Paulo Passos - Ministério dos Transportes

João Santana - Ministério da Integração Nacional

Márcio Zimmermann - Ministério de Minas e Energia

Carlos Gabas - Ministério da Previdência Social

Izabella Teixeira - Ministério do Meio Ambiente

Elói Ferreira - Sec. de Políticas da Igualdade Racial

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.