6 de março de 2012

Chuvas derrubam reformas recentes do Canal do Granjeiro

Obras emergenciais de reforma do canal do rio Granjeiro, no Crato, foram destruídas pelas chuvas - foto Tarso Araújo

As chuvas que caíram em Crato, a 567 km de Fortaleza, na madrugada da última segunda-feira, derrubaram as reformas feitas no Canal do Rio Granjeiro pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER), órgão vinculado ao Governo do Estado. Além disso, as chuvas atingiram o canal nas imediações da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Pimenta e no centro da cidade.
 
A reforma emergencial do canal, orçada a primeira etapa em R$ 2,5 milhões foi literalmente por água abaixo. Só restam escombros.

A ponte que liga os dois lados da Avenida José Alves de Figueiredo, que margeia o canal está comprometida. O trânsito na cidade do Crato está com problemas.
  
Ontem, no início da tarde, o prefeito de Crato, Samuel Araripe (PSDB), soltou nota à imprensa em que aponta que sua administração já vinha apontando as falhas na obra feita pelo Governo do Estado.

No comunicado, O Prefeito Samuel Araripe diz que continua “lutando para reverter esse quadro e somando esforços junto à população do Crato”. Ele diz, ainda, que havia “enviado ao Governo do Estado um documento apontando equívocos na obra e pediu uma audiência com o Governador Cid Gomes (PSB)”, sem que nunca tenha obtido uma resposta.

A professora e geógrafa Lireda Albuquerque, da Universidade Regional do Cariri (URCA) aponta uma série de problemas por parte do Município no tocante à questão do canal. Para ela, o correto “seria devolver o rio e acabar o canal, pois ao fazerem esse canal aterraram as margens do rio e destruíram toda possibilidade de preservação”, afirma.

O Jornal o POVO procurou Luis Salviano de Matos, gerente do Distrito Operacional do DER em Crato, que, por telefone, disse que estava em Fortaleza. Segundo ele, o DER e a Secretaria de Infraestrutura do Estado se pronunciariam ainda ontem sobre o assunto. Até o fechamento da matéria, porém, isso não tinha acontecido.

Com informações O Povo Online

2 comentários:

  1. De grande valia a iniciativa de divulgar os problemas das cidades vizinhas, além do mais quando a obra é feita pelo governador de todos os cearenses, Cid Ferreira Gomes. Agora mais importante seria divulgar a situação das nossas estradas, o não pagamento do Natal de luz, o não pagamento do terreno para construção do campo no sitio Taboleiro, problemas na merenda escolar, problemas na aração de terras dos agricultores, problemas na fila de exames, falta de remedios nos postos de saúde.........

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente todos os invernos o problema do canal se repete.Enquanto não aparecer um administrador com visão de um trabalho sério,duradouro,o Crato continuará a ser manchete nos jornais.Um abraço aos amigos de Altaneira e da vila SÃO Romão.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.